Marcelo Demoliner e seu parceiro holandês Matwe Middelkoop estão na final do ATP 250 de Gstaad. Após uma vitória difícil nas quartas de final, em que estiveram perto da derrota, os cabeças de chave número 1 no saibro suíço fizeram valer o favoritismo e venceram o francês Albano Olivetti e o espanhol David Vega por 7/5 e 6/2 neste sábado.
Essa é a segunda final da temporada e a 16ª da carreira de Demoliner. No duelo decisivo, marcado para este domingo, eles enfrentarão a dupla suíça formada por Stan Wawrinka e Dominic Stricker, que garantiram sua vaga na final ao vencer Roman Jebavy e Petr Nouza por 6/3 e 7/6 (7-5) na sexta-feira.
Demoliner conquistou o quinto troféu de nível ATP no saibro de Marrakech, em abril, ao lado do italiano Andre Vavassori. Ele já ganhou dois troféus ao lado de Middelkoop, em Córdoba de 2020 e em Moscou de 2019, além dos vices em São Petersburgo e Zhuhai.
O gaúcho de 34 anos procura recuperar-se no ranking depois de longa parada por contusão. Ele está no momento no 65º posto, distante do 34º de seu recorde pessoal. Com a final, sobe nove posições e poderá chegar a 53º em caso de título.
Na partida deste sábado, Demoliner e Middelkoop não enfrentaram um único break-point. Apesar de desperdiçarem chances de quebra no quinto game, eles conseguiram a vantagem ao vencer o 11º game. No segundo set, as quebras decisivas vieram no terceiro e sétimo games, garantindo sua vitória.