Em duelo mais longo do ano, Bia crava centésima vitória em WTA

Início    /    Tênis    /    Em duelo mais longo do ano, Bia crava centésima vitória em WTA
Por Raphael Favilla  •  07 de Fevereiro de 2024

Beatriz Haddad Maia precisou escalar uma montanha para avançar às quartas de final do WTA 500 de Abu Dhabi. Não foi fácil, mas a paulista venceu e conquistou sua 100ª vitória em torneios deste nível. A marca foi atingida após uma batalha de 3h42, a partida mais longa do ano até aqui, ao superar a polonesa Magda Linette, atual 55ª do mundo, com o placar final de 7/6 (8-6), 6/7 (1-7) e 6/1.

Esta foi a primeira partida de mais de 3h para Bia na temporada e a nona no circuito, superando as 3h26 da maior até então. No ano passado, ela esteve envolvida nos dois jogos mais longos da WTA, gastando 3h51 para derrotar a espanhola Sara Sorribes nas oitavas de Roland Garros, e também ficando em quadra por 3h41 na derrota para a ucraniana Anhelina Kalinina nas quartas de final em Roma.

Cabeça de chave número 6 nos Emirados Árabes, a canhota paulista ainda aguarda para saber contra quem irá jogar nas quartas, mas certamente enfrentará uma adversária acostumada a grandes vitórias. Nas quartas, ela cruzará com quem passar do duelo entre a segunda favorita no torneio, a tunisiana Ons Jabeur, e a britânica Emma Raducanu, campeã do US Open de 2021.

O primeiro set da partida pode ser dividido em duas partes, a primeira com chances de quebra para ambos nos seis primeiros games e a segunda com as sacadoras prevalecendo sem sustos. Linette começou forte e conseguiu uma quebra logo no game inicial. Bia teve três chances para recuperar a quebra logo em seguida, mas não conseguiu.

A brasileira teve o saque ameaçado no terceiro game, mas desta vez conseguiu levantar um 15-40 e confirmou pela primeira vez. Três games depois, Linette enfrentou problemas ao sacar. Ela teve 0-40 e acabou sendo quebrada no primeiro break-point. Depois disso, não houve mais quebras e a definição foi para o tiebreak.

No tiebreak, a polonesa começou na frente e venceu os dois primeiros games, mas Bia reagiu e venceu quatro dos cinco seguintes. A brasileira teve o primeiro set-point sacando em 6-5, deixou a oportunidade escapar, mas acabou fechando o set um pouco depois, desta vez na devolução, convertendo o segundo set-point.

O equilíbrio da primeira parcial se manteve na segunda, novamente decidida no detalhe. Bia foi a primeira a pressionar, mas deixou escapar os três break-points que teve no terceiro game. No oitavo, foi a vez da brasileira ceder uma chance de quebra, perdendo o saque. Linette então sacou para empatar em 5/3, mas foi quebrada de volta, levando a partida para mais um tiebreak, que foi dominado pela polonesa.

Bia começou o terceiro set precisando salvar dois break-points seguidos, um deles em um lindo voleio, logo no primeiro game. Linette também teve dificuldades com o saque no começo, salvando dois break-points no game seguinte. As duas seguiram com problemas nos serviços, mas a paulista se saiu melhor, salvando uma chance de quebra no terceiro e outra no quinto, conseguindo uma quebra no quarto.

Uma nova quebra no sexto game deixou a canhota paulista com a vitória na mão, que acabou se concretizando logo em seguida, com três match-points desperdiçados e três break-points salvos até que Bia finalmente selou a vitória. O jogo teve ao todo 24 chances de quebra, com 13 para cada lado.


Publicidade