Emoção toma conta na despedida de Nadal de Madri

Início    /    Tênis    /    Emoção toma conta na despedida de Nadal de Madri
Por Raphael Favilla  •  30 de Abril de 2024

Muita emoção no encerramento da rodada desta terça-feira pelo Masters 1000 de Madri. Não só de Rafael Nadal, mas de todo o público que lotou a quadra Manolo Santana para acompanhar de perto o ídolo da casa medindo forças contra o tcheco Jiri Lehecka, 31º do ranking. Em uma rodada que terminou depois da meia-noite, os torcedores ficaram até o fim para testemunhar a última partida de El Toro Miúra no evento sobre o saibro da capital espanhola.

Ainda que lutasse contra as adversidades e tentasse adiar a despedida, Nadal não conseguiu impor o ritmo de jogo e viu Lehecka aproveitar os ótimos serviços para controlar a partida nas mais de 2 horas em que estiveram em quadra. O espanhol teve o saque em mãos quando o primeiro set estava 5/5, podendo abrir vantagem novamente, mas teve o serviço quebrado e viu o adversário sacar para fechar a parcial em 7/5.

No segundo set o rumo da partida não foi diferente. Nadal seguiu sem conseguir quebrar o serviço adversário e viu Lehecka sacar para fechar o set em 6x4 e avançar para as quartas de final do Madri Open. E assim, começaram as justas homenagens antes de Rafa sair de quadra pela última vez.

“Foi uma semana muito especial para mim e positiva em vários sentidos”, reconheceu o ex-número 1 do mundo, que venceu três jogos no torneio, um deles contra o número 11 do mundo Alex de Minaur. “Tive a oportunidade de poder voltar a jogar nesta quadra. Nas últimas semanas, nos dias anteriores ao ATP de Barcelona, não sabia se poderia voltar a competir em uma partida oficial e jogar dois torneios seguidos. Foi inesquecível”.

“Este é um momento muito difícil. Mas a vida e o meu corpo já me mandam sinais há muito tempo. Meu sonho era me despedir em quadra. Tive a sorte de transformar minha paixão em meu trabalho. Sou um privilegiado”, disse Nadal durante a cerimônia de reconhecimento à sua trajetória. Em dos pontos do estádio, foram exibidas bandeiras com registro de cada um de seus cinco títulos na capital espanhola em 2005, 2010, 2013, 2014 e 2017.

Além das fotos de Nadal com o troféu, o telão do estádio exibiu também os momentos marcantes do espanhol no torneio. “Olhando as imagens, algumas parecem de outra vida. Só posso agradecer a todos que me ajudaram ao longo desta carreira. Embora não esteja concluída, é a última vez que estou jogando aqui em Madri. Foi um presente que vocês me deram durante esses 21 anos. Isto é mais importante do que qualquer Grand Slam que ganhei. As emoções que sinto ao jogar diante do público espanhol ficarão comigo para sempre”, comenta o veterano de 37 anos.

“A única coisa que posso fazer é agradecer. Foi uma jornada incrível que começou quando eu era pequeno. Vim para Madri pela primeira vez em 2003. Depois, a primeira vez que competi foi em 2005, quando o torneio ainda era disputado na quadra dura, e consegui uma das vitórias mais emocionantes da minha carreira. Até hoje tive o apoio incondicional de todos. Não há como agradecer mais”.


Foto: Mateo Villalba/MMO

Publicidade