Felipe Meligeni faz história no Rio Open

Início    /    Rio de Janeiro    /    Felipe Meligeni faz história no Rio Open
Por Raphael Favilla  •  18 de Fevereiro de 2024

Pela primeira vez em dez edições do Rio Open, um jogador brasileiro garantiu sua vaga na chave principal ao passar pelas duas rodadas do qualificatório. O paulista Felipe Meligeni, de 25 anos e 151º do ranking, conquistou a vitória neste domingo contra o argentino Juan Manuel Cerúndolo, 163º colocado, com parciais de 6/3 e 7/6 (8-6) em 2h04 de partida.

No sábado, Meligeni já havia triunfado sobre o eslovaco Alex Molcan, 122º do mundo. Com esse resultado, ele assegura 25 pontos na ATP, que serão somados ao ranking em 26 de fevereiro. Seu próximo desafio na chave principal será contra o argentino Pedro Cachin, 74º do ranking. Em caso de vitória, poderá enfrentar Carlos Alcaraz ou Thiago Monteiro nas oitavas de final.

Esta é a quinta participação de Meligeni no Rio Open, sendo a primeira vez que ele conquista vitórias em jogos de simples. Nas edições anteriores, o campineiro participou como convidado na chave principal em 2020 e 2022, além de perder na estreia do qualificatório em 2017 e também no ano passado.

Com a vitória de Meligeni, o Brasil conta agora com cinco jogadores garantidos na chave principal. Além de Meligeni e Monteiro, Thiago Wild entrou diretamente na chave e enfrenta o chileno Alejandro Tabilo. Gustavo Heide e João Fonseca receberam convites. Fonseca, com apenas 17 anos, estreia contra o francês Arthur Fils, enquanto Heide desafia o chileno Tomas Barrios Vera.

O número de brasileiros na chave principal poderia ser maior. Mas Matheus Pucinelli caiu na rodada final do qualificatório. O paulista de 22 anos e 314º do ranking enfrentou o francês Corentin Moutet, 145º colocado, e acabou sendo derrotado por 6/4 e 6/3. Pucinelli buscava disputar a chave principal do Rio Open pela primeira vez e receberá 13 pontos no ranking por ter avançado uma rodada.

Fonseca e Zormann furam o quali nas duplas

Na última rodada do qualificatório de duplas, o carioca João Fonseca, de apenas 17 anos, e o paulista Marcelo Zormann bateram a dupla formada pelo alemão Yannick Hanfmann e o peruano Juan Pablo Varillas. Eles anotaram 6/3, 4/6 e 10-1 sobres os rivais. Os brasileiros agora enfrentam os cabeças 4 Krawietz/Puetz na chave principal. Este será o primeiro ATP 500 da carreira do Zormann, que jogou o ATP 250 de Córdoba há duas semanas.

Foto: Fotojump

Publicidade