Fonseca alcança primeira semi de challenger no profissional

Início    /    Tênis    /    Fonseca alcança primeira semi de challenger no profissional
Por Raphael Favilla  •  12 de Janeiro de 2024

Na primeira temporada dedicada exclusivamente ao tênis profissional, João Fonseca alcançou as semifinais do challenger de Buenos Aires, ao superar o italiano Gianluca Mager, 335º do ranking, por 6/1 e 6/3 em apenas 1h17 de partida.

Até o momento, o carioca de 17 anos havia chegado às quartas em dois challengers, o primeiro em 2022 em São Leopoldo e o mais recente no ano passado em Florianópolis. A vaga na semifinal rende 14 pontos no ranking para o brasileiro, atualmente classificado em 727º lugar. Com essa performance, ele está saltando para o 652º lugar, com o melhor ranking da carreira sendo a 636ª posição, atingida em julho.

O torneio em Buenos Aires concede 50 pontos ao campeão e 25 para o vice. Dessa forma, Fonseca poderia entrar no top 600 se for finalista e no top 500 em caso de título. Seu próximo adversário será o atleta do Cazaquistão Dmitry Popko, 417º do mundo. O Brasil também conta com outro semifinalista, o pernambucano João Lucas Reis, que enfrentará o peruano Gonzalo Bueno. Reis, de 23 anos e 313º do mundo, e que venceu o único encontro anterior entre eles, disputado no ano passado em Brasília.

A vitória de Fonseca sobre Mager foi construída com pressão constante sobre o saque do italiano desde o início da partida. Mager escapou de um 0-40 logo no game de abertura, mas depois não confirmou mais nenhum game de serviço até o final do primeiro set. Apesar das condições mais lentas em Buenos Aires, o brasileiro conseguiu impor-se com seu bom desempenho no saque e jogo agressivo de fundo, com muita potência nos golpes.

O segundo set começou com uma quebra para cada lado, e Fonseca logo voltou a pressionar o serviço do italiano desde as devoluções. Mager enfrentou outros quatro break-points e não evitou a quebra no penúltimo game da partida. Enquanto isso, o brasileiro manteve seus serviços sem maiores riscos para confirmar a vitória e a classificação para a semifinal.

Foto: Omar Rasjido/AAT

Publicidade