Fonseca avança em Melbourne e vai jogar o Rio Open

Início    /    Grand Slam    /    Fonseca avança em Melbourne e vai jogar o Rio Open
Por Raphael Favilla  •  22 de Janeiro de 2023

O Rio Open confirmou mais um nome nacional em sua chave. A direção do evento confirmou que o jovem João Fonseca receberá o último convite da chave principal para o ATP 500 carioca, que acontece entre os dias 18 a 26 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Aos 16 anos, João é o melhor brasileiro do ranking da ITF e foi premiado com um convite na nona edição do Rio Open, se destacando entre diversos juvenis pelo mundo. Fonseca fez parte da equipe do Brasil que conquistou o inédito título da Copa Davis Junior em 2022 e é um dos grandes destaques da nova geração brasileira do tênis. No fim de 2022, se tornou o primeiro tenista nascido em 2006 a ganhar uma partida em um torneio da categoria Challenger. Agora terá a chance de jogar, pela primeira vez, a chave principal de um ATP 500.

“O Rio Open é o primeiro torneio ATP que eu vi na minha vida. É um torneio muito especial pra mim, por ser no Rio, a minha cidade. Lembro muito de ter visto o Nadal ser campeão – tenho foto com ele – e do David Ferrer ganhando também. No ano passado tive a oportunidade de ser sparring, de ver os jogadores um pouco mais de perto, de treinar com caras como o Schwarzman e agora vai ser um sonho jogar o Rio Open,” disse João Fonseca.

“Vimos muito potencial no João e estamos felizes em poder dar essa oportunidade única dele jogar o primeiro ATP em casa. Espero que essa experiência tenha um impacto positivo no desenvolvimento do seu jogo,” disse Juan Acuna, Diretor de Talentos da IMG.

João Fonseca se junta aos já confirmados Carlos Alcaraz, Lorenzo Musetti, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Thomaz Bellucci e Mateus Alves, além de Eduardo Ribeiro no qualifying, na edição de 2023 do Rio Open.

Fonseca avança também nas duplas em Melbourne

Os brasileiros que estiveram em quadra na rodada deste domingo pelo torneio juvenil do Australian Open tiveram rumos opostos na competição. João Fonseca, que vinha de uma boa estreia na chave de simples, também avançou nas duplas. Já Nicolas Oliveira, que disputou seu primeiro Grand Slam, foi superado na primeira rodada.

Oliveira, de 16 anos e 204º do ranking, desafiou o tcheco Maxim Mrva, que tem apenas 15 anos, mas já é o 20º do ranking e cabeça 9 em Melbourne. O carioca conseguiu vencer o primeiro set, mas sofreu a virada diante de um dos favoritos torneio. Mrva marcou as parciais de 3/6, 6/1 e 6/1 em 1h17 de partida. O tcheco agora encara o russo vindo do quali Ruslan Tiukaev.

Com o resultado, Fonseca passa a ser o único brasileiro no juvenil em Melbourne. Ele estreou neste domingo nas duplas ao lado do belga Alexander Blockx. Principais cabeças de chave, eles venceram os irmãos norte-americanos Kaylan e Meecah Bigun por 6/3 e 6/0 e agora enfrentam o canadense Keegan Rice e o sul-coreano Hoyoung Roh.

Já pela chave de simples, Fonseca enfrentará o tcheco Vit Kalina, 62º do ranking, a partir das 21h (de Brasília) deste domingo na quadra 17. O carioca número 21 do ranking mundial da categoria é o cabeça 10 em Melbourne e disputa seu quarto Grand Slam como juvenil. A melhor campanha foi em Roland Garros, onde ele chegou às oitavas.

Foto: Arquivo/ Gustavo Werneck



Publicidade