Fonseca conquista segunda maior vitória da carreira

Início    /    Tênis    /    Fonseca conquista segunda maior vitória da carreira
Por Raphael Favilla  •  16 de Abril de 2024

Assim como fez no Rio Open, João Fonseca surpreendeu ao eliminar um dos favoritos logo na estreia no ATP 250 de Bucareste. O carioca, convidado da organização, enfrentou o italiano Lorenzo Sonego, atual 51º do mundo, e venceu o cabeça de chave 6 com parciais de 7/6 (7-5) e 7/5, após 2h de confronto. A vitória sobre Sonego, em termos de ranking, fica atrás apenas do triunfo sobre o francês Arthur Fils, então 36 do mundo, na estreia do ATP 500 carioca em fevereiro.

"Muito importante para mim essa vitória, depois de uma derrota dura no Challenger de Madri. Tenho feito bons resultados, sabia que seria um jogo muito difícil com o Sonego, sabia que ele era um grande lutador. Estou muito feliz com a vitória de hoje, consegui lutar até o final, botar uma energia muito alta e feliz por ir para a próxima rodada. É jogar meu tênis e vamos com tudo para as oitavas", comemorou o carioca.

Com essa vitória expressiva sobre Sonego, Fonseca provisoriamente ganha nove lugares no ranking, subindo para o 267º posto. Ele pode melhorar ainda mais sua classificação com uma nova vitória. Seu próximo adversário sairá do confronto entre o moldávio vindo do quali Radu Albot e o norte-americano Aleksandar Kovacevic.

Sonego começou forte e teve vantagem no primeiro set, abrindo 4/1 após uma quebra no quarto game. No entanto, Fonseca não se abalou e conseguiu igualar o placar, devolvendo a quebra no sétimo game. Em um bom momento, ele conquistou outra quebra e sacou em 5/4, mas Sonego salvou um set-point e conseguiu outra quebra para empatar novamente.

Sem mais quebras nos últimos games, o set foi para o tiebreak. Fonseca teve um ótimo início, vencendo seis pontos seguidos após perder o primeiro. No entanto, Sonego reagiu e salvou quatro break-points, dois deles no serviço de Fonseca. O brasileiro teve a oportunidade de fechar o set no saque do italiano, e finalmente o fez na quinta chance.

O segundo set também foi disputado e decidido nos detalhes. Fonseca foi praticamente impecável com seu serviço, não enfrentando nenhum break-point. Enquanto isso, Sonego salvou dois break-points no sexto game e enfrentou mais pressão no 12º game, quando enfrentou três break-points. Fonseca aproveitou essa oportunidade para fechar o jogo no primeiro match-point que teve.

Fonseca teve um bom desempenho com seu primeiro serviço, vencendo 70% dos pontos disputados, e terminou a partida com 66% de aproveitamento no saque. Ele também foi eficiente nos momentos cruciais, convertendo dois dos três break-points que teve a favor e salvando cinco dos oito que enfrentou.





Publicidade