Fonseca é destaque no site da ATP

Início    /    Rio Open    /    Fonseca é destaque no site da ATP
Por Raphael Favilla  •  20 de Fevereiro de 2024

Jogando em casa no Rio Open, o carioca João Fonseca se prepara para o maior jogo de sua curta carreira até aqui. É o garoto de 17 anos quem fecha a programação desta terça-feira no ATP 500 carioca, em sua segunda vez na chave principal do torneio realizado no Jockey Club Brasileiro. Campeão do US Open juvenil, ele terá pela frente o francês Arthur Fils, cabeça de chave número 7, que tem apenas 19 anos, em um duelo muito promissor da nova geração do esporte.

"Sei que é um ótimo jogador, promessa e quero desfrutar do momento. Eu sou mais novo, por incrível que pareça, sou mais novo que ele, que já é novo. É jogar feliz, com a torcida. Tenho uma relação especial com o Rio Open, já vim na plateia, de sparring, no ano passado eu vim para jogar, esse ano de novo, então é desfrutar o máximo do momento, jogar feliz, vibrando e vamos com tudo", projeta Fonseca.

O duelo da nova geração foi destaque no site oficial da Associação dos Tenistas Profissionais, a ATP. A matéria assinada pelo jornalista Andrew Eichenholz relembrou que em novembro do ano passado, Fonseca atuou como parceiro de treino no ATP Finals de nomes como Jannik Sinner, Carlos Alcaraz e Daniil Medvedev.

“Foram duas semanas muito especiais sendo parceiro de treino aqui no ATP Finals”, disse Fonseca à época. “É incrível a experiência que tivemos, estar com os caras, os oito melhores do mundo, e conhecê-los melhor. Ver a rotina deles, o pré-jogo, o aquecimento. Todos são super legais. E o treino é simplesmente incrível. Você pode vislumbrar o nível pelo qual sonha em um dia jogar”.

A matéria ainda lembrou que o jovem brasileiro faz parte do Programa Acelerador da Next Gen, que oferece oportunidades aos melhores juvenis do mundo para competir no ATP Challenger Tour. Durante um ano, as jovens promessas recebem oito convites para chave principal em eventos ATP Challenger Tour 50 e 75.

“Acho que o programa acelerador é muito, muito importante para nós, jovens jogadores, para essa transição de Futures e Challengers para jogar o circuito profissional”, disse Fonseca ao jornalista Andrew. “Acho que a parte mais difícil na carreira de um tenista é a transição de 500 para 300 no ranking, indo para o Top 200, e jogando os qualificatórios dos Grand Slams. Por isso o programa de Aceleração é tão importante".

“É muito bom que a ATP dê essas oportunidades aos melhores jogadores juvenis. No profissional, os tenistas são mais experientes e fisicamente mais fortes", concluiu.

O texto, em inglês, finaliza dizendo que "por enquanto, Fonseca, número 655 no ranking, está totalmente focado em uma importante questão: tentar conquistar sua primeira vitória em nível ATP no Rio de Janeiro".


Foto: Gustavo Werneck


Publicidade