Fonseca e Heide fazem semi no Paraguai

Início    /    Tênis    /    Fonseca e Heide fazem semi no Paraguai
Por Raphael Favilla  •  23 de Março de 2024

O Brasil terá dois representantes nas semifinais do challenger de Assunção. O primeiro brasileiro a se garantir entre os quatro melhores no saibro paraguaio foi João Fonseca. Depois da vitória do jovem carioca no duelo nacional contra o gaúcho Orlando Luz no início da rodada desta sexta-feira, foi a vez de Gustavo Heide também avançar.

Esta será a segunda vez que Fonseca disputará uma semifinal de challenger. Depois de ter alcançado a penúltima rodada na Argentina em janeiro, o carioca de 17 anos repetiu a campanha em Assunção. Fonseca salvou dois match-points e venceu Orlandinho por 3/6, 7/6 (7-4) e 6/2 em 2h26 de partida.

Atualmente com o melhor ranking da carreira, no 341º lugar, Fonseca certamente vai superar essa marca. Ele está recebendo 22 pontos na ATP com a vaga na semi e saltando para o 312º lugar. Lembrando que o ranking só será atualizado após o Masters 1000 de Miami e vai considerar também os challengers da semana que vem.

O adversário de Fonseca na semifinal será o argentino Roman Burruchaga, cabeça 2 do torneio e 161º do ranking, que venceu o italiano Gianluca Mager, 266º colocado, por 4/6, 6/3 e 6/4. O torneio dá 75 pontos na ATP ao campeão e 44 para o vice. Uma vaga na final pode colocar o brasileiro no top 300 pela primeira vez na carreira.

“O Orlando estava jogando muito bem no primeiro set e eu não estava conseguindo me encontrar. Estava nervoso e errando muitas bolas. E ele estava aproveitando isso. Quando ele sacou com 5/4 e teve dois match-points, se afobou nos dois e eu aproveitei a oportunidade”, disse Fonseca após a partida. “Com uma brecha, depois que eu quebrei, cresci no jogo. Apesar de ele ter começado o terceiro set com 2/0, segui firme, acreditando e as coisas foram acontecendo”, finalizou.

Já Gustavo superou o italiano Alexander Weis, 304º do ranking, por 6/3 e 7/6 (7-3). Esta será a segunda semifinal seguida para o paulista de 22 anos, repetindo o resultado da semana passada em Santiago.

A vaga na semi também rende 22 pontos na ATP para Heide, que já está com o melhor ranking da carreira no 225º lugar e certamente vai melhorar essa marca. Provisoriamente, ele está muito perto de entrar no top 200. Lembrando que o ranking só será atualizado após o Masters 1000 de Miami e os challengers da semana que vem.

O adversário de Heide na semifinal de Assunção será o peruano Juan Pablo Varillas, principal cabeça de chave e 95º do mundo, que derrotou o argentino Federico Agustin Gomez por 6/3 e 7/5. O confronto é inédito no circuito. 

Romboli e Zormann param na semifinal de duplas

A parceria brasileira formada por Fernando Romboli e Marcelo Zormann caiu na semifinal de duplas. Campeões em Santiago na última semana, eles foram superados pelos bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos, principais cabeças de chave, por 6/4, 1/6 e 11-9.

Romboli e Zormann já conquistaram três títulos de challenger juntos e disputaram outras três finais. Aos 35 anos, Fernando Romboli é o atual 106º colocado no ranking entre os especialistas em duplas e tem com melhor marca da carreira o 88º lugar. Por sua vez, Zormann está com 27 anos e ocupa a melhor marca da carreira na 114ª posição.


Publicidade