Fonseca e Wild se despedem de cabeças erguidas

Início    /    Rio Open    /    Fonseca e Wild se despedem de cabeças erguidas
Por Raphael Favilla  •  24 de Fevereiro de 2024

Após a eliminação de Thiago Monteiro contra o argentino Sebastian Baez, foi a vez de mais dois brasileiros darem adeus ao Rio Open. Número 1 do Brasil, Thiago Wild fez um bom jogo contra o atual campeão no Jockey Club, mas Cameron Norrie fez valor o favoritismo e bateu o paranaense 82º do mundo, com parciais de 6/1, 3/6 e 6/2 em 2h de partida.

"Foi uma semana muito positiva, estou muito feliz com meu desempenho, me reencontrei em quadra e com tempo e trabalho os resultados vêm", disse Wild. "Não consegui me encontrar em quadra hoje pela maneira como ele [Norrie] joga, ele me tira da minha zona de conforto. É um cara experiente e jogou muito bem hoje, foi muito sólido, mesmo quando eu estava jogando melhor. Mas gostei da maneira como joguei", concluiu.

Já João Fonseca começou bem diante do de Mariano Navone, número 113 do mundo, anotando 6/2 sobre o argentino na primeira parcial. Mas levou um duplo 6/3 nos sets seguintes e caiu depois de uma batalha de 2h20.

“Tive um primeiro set dominante, em que fui bem intenso, não deixei ele jogar e ainda achei ele um pouco tenso. Tentei aproveitar. Ele segurou bem no começo do segundo set, foi mérito dele, e aí abaixei um pouco”, tentou explicar  Fonseca sobre a queda repentina de produção a partir da quebra que obteve no começo da série decisiva.

Apesar da derrota, Fonseca tem muitos motivos para comemorar. Com suas primeiras vitórias de ATP na carreira, contra o francês Arthur Fils e o chileno Cristian Garin, ambos no top 100, o jovem dará um salto significativo no ranking, saindo do 655º lugar para o 341º posto. Essa semana foi marcada por feitos históricos, tornando-se o primeiro nascido a partir de 2006 a alcançar as quartas de final de um torneio de elite e o segundo mais jovem a fazê-lo em um ATP 500, atrás apenas de Alexander Zverev em Hamburgo 2014.

“A sensação é que posso ir muito longe. Eu e meu treinador (Guilherme Teixeira) sempre acreditamos que tenho nível para jogar assim, e é bom saber que estou nesse patamar e que ainda posso melhorar. Estou muito feliz pela forma com que estou jogando. Tem muita coisa boa por vir”, concluiu Fonseca.

Mariano Navone, por sua vez, aos 22 anos, alcança sua primeira semifinal e entra para o top 100, ocupando a 76ª colocação. Seu próximo desafio será contra o britânico Norrie.

Com a classificação de Navone, a festa argentina no Jockey Club Brasileiro está completa. A outra semifinal terá um duelo entre o quinto favorito, Sebastian Baez, algoz de Thiago Monteiro, e o quarto pré-classificado, Francisco Cerúndolo, que venceu de virada o sérvio Dusan Lajovic.

O jogo de Fonseca

João, convidado para o Rio Open nos dois últimos anos, disputou apenas o segundo ATP de sua carreira profissional, e sentiu o desgaste por não manter a mesma intensidade durante todo o confronto. Após um primeiro set dominante, o tenista da casa teve uma quebra acima na segunda parcial, mas permitiu a reação do argentino, que prevaleceu no último set.

O carioca começou de maneira brilhante, conquistando duas quebras consecutivas e liderando por 4/0. Demonstrando um jogo agressivo e potente, Fonseca controlava os pontos com seu forehand. Apesar da devolução de uma quebra por parte de Navone, o tenista da casa logo recuperou a vantagem. A parcial terminou com 6 winners para Fonseca e apenas 1 para Navone, com 8 erros do brasileiro contra 9 do argentino.

No início do segundo set, Fonseca novamente quebrou o serviço do adversário. Contudo, o começo da parcial foi marcado por games longos e oportunidades para ambos os lados, com Navone buscando o empate imediato. Apesar de manter a agressividade, o brasileiro escapou de um 0-40, mas permitiu a quebra que levou à vitória de Navone com quatro games consecutivos.

Navone foi o primeiro a quebrar no terceiro set, quando Fonseca já dava sinais de desgaste. Apesar de um breve atendimento do fisioterapeuta, o argentino abriu 5/1 no placar. Fonseca conseguiu devolver uma das quebras, animando a torcida, mas não evitou a virada do rival, que fechou o jogo no segundo match-point.


Publicidade