No seu segundo compromisso no challenger de Buenos Aires, João Fonseca conquistou mais uma vitória, garantindo sua vaga nas quartas de final do torneio em quadras de saibro na capital argentina. O carioca de 17 anos superou o boliviano Murkel Dellien, 306º do ranking, por 7/5 e 6/4 em 1h33 de partida.
Esta foi a sétima vitória de Fonseca em nível challenger na sua carreira. Ele alcançou as quartas de final pela terceira vez em torneios desse porte, repetindo os resultados de São Leopoldo em 2022 e Florianópolis no ano passado. Na última temporada, também havia avançado uma rodada em Brasília.
Com um estilo de jogo agressivo e golpes potentes, Fonseca conseguiu impor-se diante do rival boliviano, mesmo nas condições mais lentas de Buenos Aires, que normalmente favorecem ralis mais longos. O carioca rapidamente abriu 4/0 no placar do primeiro set. Apesar de Dellien devolver uma quebra e buscar o empate por 5/5, Fonseca quebrou novamente. No início do segundo set, o brasileiro quebrou novamente, enfrentando apenas mais um break-point até o final do jogo.
Embora seja o número 1 do mundo no ranking juvenil, Fonseca está completamente dedicado ao tênis profissional. Atualmente, ocupa a 727ª posição da ATP, mas tem a oportunidade de entrar diretamente em até oito challengers na temporada, como parte do programa de aceleração da Federação Internacional. Em uma entrevista ao site da Associação Argentina de Tênis (AAT), Fonseca afirmou: "Não estou mais jogando juvenil, agora somente para profissional. Tudo é mais intenso e tenho que trabalhar mais, porque não são mais meninos da minha idade. São jogadores cinco ou dez anos mais velhos. Agora essa é minha vida."
"Quero jogar no nível challenger durante este ano e ir aprendendo como enfrentar esses jogadores, evoluir no ranking e também tecnicamente e fisicamente. Esses são os objetivos", acrescentou o carioca, mencionando os próximos torneios planejados. "Vou jogar toda a sequência sul-americana, mais um aqui na Argentina, tenho convite para um em Piracicaba e também jogo em Punta, no Uruguai. O objetivo é subir no ranking o mais rápido possível para poder entrar nesses torneios."
O próximo adversário de Fonseca nas quartas de final será o italiano de 29 anos Gianluca Mager, 335º do ranking, que eliminou o austríaco Lukas Neumayer, principal cabeça de chave e 233º do mundo, com parciais de 3/6, 7/6 (9-7) e 6/4.