Fonseca vence a primeira em preparatório para o Australian Open

Início    /    Tênis    /    Fonseca vence a primeira em preparatório para o Australian Open
Por Raphael Favilla  •  13 de Janeiro de 2023

João Fonseca estreou com vitória no J3 australiano de Traralgon, torneio juvenil preparatório para o Australian Open da categoria.

O carioca cabeça de chave 10 na competição anotou 6/1 6/2 sobre Lennon Roark Jones, japonês de 17 anos e 47 do ranking.

Na próxima rodada, João encara o atleta da casa e convidado Thomas Nicholas Gadecki. O australiano 402 do ranking venceu de virada o sul-coreano Woohyuk Chang por 1/6 6/4 e 6/1 .

A mais recente atualização da ITF beneficiou Fonseca. Como de costume, a primeira lista da temporada retira do ranking os tenistas que completaram 18 anos no ano anterior. Ou seja, podem competir no circuito de base em 2023 apenas os tenistas nascidos a partir de 2005, enquanto os jogadores naturais de 2004 já não aparecem mais nesse ranking.

Com as mudanças, o carioca João Fonseca ganhou 22 posições e agora é o 22º colocado e melhor brasileiro na lista. Fonseca é nascido em 2006 e pode jogar os Grand Slam e principais torneios juvenis até 2024 se quiser. O segundo melhor brasileiro no ranking juvenil é o paranaense Gustavo Almeida, 147º do mundo e que ganhou 101 posições. Fonseca e Almeida fizeram parte da equipe campeã da Copa Davis Júnior no ano passado.

Vindo do quali, o também carioca Nicolas Oliveira não teve o mesmo destino de seu conterrêneo. Número 201 juvenil aos 16 anos, Oliveira caiu na estreia da chave principal para o tcheco Maxim Mrva, cabeça 9, por 6/3 6/4. Na sequência, ele participa do qualificatório do Australian Open.

Nicolas Oliveira e Carolina Laydner conquistaram vagas no primeiro Grand Slam do ano, depois de vencerem um playoff promovido pela CBT e a Tennis Australia em dezembro.


Publicidade