Hoje não é um dia qualquer para o tênis da América Latina. São 25 anos desde o momento em que Marcelo Ríos se tornou o primeiro ibero-americano a alcançar o número 1 do mundo na era aberta da ATP. O chileno chegou ao topo depois de vencer a final da Lipton Cup (hoje Masters 1000 de Miami) contra Andre Agassi.
Em 29 de março de 1998, o talentoso "Chino" se preparava para disputar a final contra Agassi. O que ele não sabia é que esse dia entraria para a história. Em um estádio repleto chilenos, apesar da decisão ser no país de seu rival, Ríos bateu o atleta da casa por 7-5, 6-3 e 6-4, em 1h57 de confronto.
Para chegar à final, o canhoto chileno teve que derrotar jogadores como Hendrik Dreekmann, Tommy Haas, Goran Ivanisevic, Thomas Enqvist e Tim Henman.
O momento foi ainda mais especial para Ríos porque ele desbancou nada mais nada menos do que Pete Sampras do topo do ranking mundial, que era o líder da classificação desde abril de 1996.
No mês seguinte, Sampras recuperaria posição de número 1, que voltaria em agosto para "Chino", que finalmente a perdeu novamente 13 dias depois para o americano. Sampras começava ali a sétima de suas onze vezes como líder do circuito.
Foi um momento inesquecível na história do tênis e do esporte chileno, um dos dias mais memoráveis do país. Em janeiro de 1998, Ríos havia perdido sua única final de Grand Slam para Petr Korda no Aberto da Austrália. Em março, venceu em Indian Wells. Ao conquistar a dobradinha em Miami, tocou o céu com as mãos.
Apesar de amplo domínio da Argentina no tênis sul-americano masculino, Guga e Ríos são os únicos atletas do continente a alcançarem o posto de 1 do mundo.
AS 4 MAIORES CAMPANHAS SUL-AMERICANAS EM MASTERS 1000
1 DAVID NALBANDIAN - atropelando o Big 3 Madrid 2007 + Paris 2007
2 GUILLERMO CANÃS Toronto 2002
3 GUGA Cincinnati 2001
Numa quadra extremamente rápida, o brasilero número 1 do mundo enfileirou:
R1 Roddick
R2 Haas
R3 Ivanisevic
QF Kafelnikov
SF Henman
F Rafter
4 MARCELO RIOS - Sunshine Double valeu o número 1! Indian Wells 1998 +Miami 1998