Heide disputa primeira final em challenger na carreira

Início    /    Tênis    /    Heide disputa primeira final em challenger na carreira
Por Raphael Favilla  •  30 de Setembro de 2023

Pela primeira vez Gustavo Heide está em uma final de nível challenger na carreira. O paulista vai disputar a grande decisão do torneio de Bogotá, torneio de US$ 125 mil, realizado em quadras de saibro e alta altitude na capital colombiana.

Após eliminar o compatriota Matheus Pucinelli nas quartas de final de sexta-feira, Heide teve outra atuação impressionante e derrotou o espanhol David Jorda Sanchis, que hoje ocupa o  posto de 391º no ranking da ATP, e que havia surpreendido ao vencer o cabeça de chave número 2, Alejandro Tabilo, na véspera. O placar da vitória do brasileiro sobre o espanhol na semifinal foi de 7/6 (7-3) e 6/4.

Heide já havia chegado às semifinais de Porto Rico em junho, mas não conseguiu sair vitorioso. Atualmente com 21 anos e ocupando a 284ª posição no ranking, sua classificação deve subir pelo menos 50 posições, podendo alcançar a 230ª colocação. Se conquistar o título, ficaria muito próximo do 190º lugar. Seu adversário na final será o argentino Thiago Tirante, que derrotou o chileno Tomas Barrios por 6/2 e 6/4. Tirante, que é o número 143 do ranking, venceu Heide em um confronto recente realizado no saibro de Santo Domingo.

Na partida deste sábado, Heide foi quebrado no sétimo game, mas se recuperou imediatamente e ainda salvou um break-point no 11º game, levando o set para o tiebreak. Ele foi mais agressivo neste desempate, conquistando rapidamente uma vantagem de 4-1 e mantendo seu serviço com firmeza até fechar o set.

O segundo set também foi equilibrado, com games mais curtos. Heide nunca enfrentou ameaças em seu serviço até conseguir uma quebra no nono game, quando estava em desvantagem de 0-40. Ele conseguiu vencer cinco pontos consecutivos para selar a vitória.

Orlandinho é vice nas duplas
Tirante voltou à quadra no final da tarde e, ao lado do compatriota Renzo Olivo, impediu o título de duplas do gaúcho Orlando Luz, que atuou junto ao local Guillermo Duran (ARG). O placar foi de 7/6 (8-6) e 6/4.

Foto: Arquivo

Publicidade