HISTÓRICO! Calderano bate o número 1 do mundo e pode conquistar o Grand Finals

Início    /    Outras Raquetes    /    HISTÓRICO! Calderano bate o número 1 do mundo e pode conquistar o Grand Finals
Por Raphael Favilla  •  15 de Dezembro de 2018

Hugo Calderano fez história novamente no tênis de mesa. Na madrugada deste sábado (15), em Incheon, na Coreia do Sul, o carioca de 22 anos bateu o chinês Fan Zhendong, número 1 do ranking mundial e eleito o melhor jogador da temporada, por 4 a 2 (11/6, 12/10, 4/11, 11/5, 9/11 e 11/9), pelas quartas de final do ITTF Grand Finais, competição que reúne os 16 melhores mesa-tenistas do Circuito Mundial.

O único não-asiático ainda na disputa nos torneios individual e de duplas, nos dois naipes, terá mais um desafio neste sábado. O adversário será o japonês Tomokazu Harimoto, quinto do ranking mundial, de apenas 15 anos, às 8h50 (horário de Brasília), na disputa por uma vaga na decisão.

“Estou muito feliz. Já havia jogado quatro vezes contra ele e só havia vencido um set até então. Foi a melhor performance da minha carreira”, reconheceu o brasileiro.

E foi realmente espetacular. A segurança de Calderano a cada jogada mostrou que ele está realmente no patamar mais alto do tênis de mesa mundial.

No primeiro set, um jogo muito equilibrado até o 6 a 6. Ninguém conseguia abrir dois pontos de vantagem. Calderano marcou cinco pontos consecutivos, para sair na frente no duelo.

Zhendong voltou mais forte no segundo set e passou a dominar o confronto. Quando o marcador apontava 8 a 6 para o chinês, o brasileiro conseguiu uma série de defesas em um rali espetacular. Daí em diante, a confiança voltou a ficar alta e Calderano fechou mais um set, em 12 a 10.

O único momento preocupante de Calderano na partida foi no terceiro set, quando Zhendong teve uma fácil vitória por 11 a 4. Mas, na quarta parcial, o brasileiro foi praticamente perfeito. Chegou a abrir 9 a 3 no placar. O semblante do número 1 do mundo já havia se alterado e a irritação contrastava com a frieza absoluta de quem dominava o confronto. Vitória incontestável, por 11 a 5.

Novo equilíbrio no quinto set. Zhendong mostrou que ainda tinha possibilidade de criar problemas e fechou em 11 a 9. Mas era dia de show brasileiro na Coreia do Sul. No sexto set, Calderano novamente perdia por 8 a 6, quando conseguiu dois pontos espetaculares, que parecem ter tirado definitivamente a concentração do adversário. Vitória por 11 a 9, garantindo o triunfo. Que venham os próximos!

Publicidade