Ingrid busca nesta sexta maior título da carreira

Início    /    Tênis    /    Ingrid busca nesta sexta maior título da carreira
Por Raphael Favilla  •  25 de Maio de 2023

A boa fase e a ascensão de Ingrid Martins no circuito feminino continuam. Nesta quinta-feira, a carioca e sua parceira bielorrussa Lidziya Marozava avançaram para a final do WTA 250 de Rabat ao derrotarem as japonesas Miyu Kato e Aldila Sutjiadi, as principais cabeças de chave do torneio marroquino, com placar de 6/2 e 6/3.

Esta é a primeira vez que Ingrid disputa uma final de duplas em um torneio WTA. Ela e Marozava decidirão o título contra a parceria da norte-americana Sabrina Santamaria e da russa Yana Sizikova, que venceram a romena Monica Niculescu e a japonesa Makoto Ninomiya, cabeças de chave número 2, por 1/6, 6/4 e 12-10. A final acontece nesta sexta-feira (26), horário a definir.

"Hoje foi muito bom. Conseguimos executar o plano de jogo e usar nossas armas. Acho que conseguimos controlar as emoções pois a dupla pode mudar a qualquer segundo então conseguimos entrar bem focadas no que precisávamos fazer usando bem nossas armas e sendo bem agressivas. Animada para mais um jogo amanhã, para evoluir e ajustar. É preparar e chegar com tudo para a final", contou a carioca.

Até o momento, o maior título da carreira de Ingrid Martins foi conquistado no final do ano passado, em Montevidéu, em um torneio da série 125. Na ocasião, ela formou parceria nacional com Luísa Stefani. A jogadora de 26 anos acumula 12 títulos de duplas no circuito profissional, sendo o mais recente ao lado da mexicana Fernanda Contreras em um ITF W60 em Oeiras, Portugal, em abril.

Com os 180 pontos já garantidos no saibro marroquino, Ingrid também alcançará seu melhor ranking na carreira, com a possibilidade de subir da atual 85ª posição para perto do 75º lugar. Em caso de título, ela poderá entrar no top 70. O torneio oferece 280 pontos no ranking para as campeãs.

Durante a rápida semifinal, que durou 1h09, Ingrid e Marozava não tiveram seus serviços quebrados. Elas foram dominantes no primeiro set, conquistando duas quebras de saque e enfrentando apenas um break-point. No segundo set, a brasileira e a bielorrussa exerceram uma pressão constante sobre o serviço das principais cabeças de chave, criando nove oportunidades de quebra e aproveitando uma delas no final da partida. Sacando para fechar, Ingrid e Marozava salvaram um 30-40 e selaram a vitória em sets diretos.

Foto de capa: @wtarabat

Bielorussa radicada no Rio brilha em Paris



Parceira de treinamentos no dia a dia de Ingrid na Rio Tennis Academy há mais de um ano,  Iryna Shymanovich, 211ª colocada, furou o qualificatório de Roland Garros nesta quinta-feira.

A ex-número 2 do mundo juvenil, que disputa pela primeira vez um evento desse porte, conseguiu a vaga na chave após superar uma batalha de 3h17 ontra a japonesa Mai Hontama, 189ª colocada, por 6/2 3/6 7/6 (10/4). A bielorrussa radicada no Brasil teve match-points no 5/4 na devolução, mas a rival se salvou. No match tie-break decisivo abriu 6 a 0 e controlou o placar.

Shymanovich, treinada por Leandro Afini e acompanhada também pelo preparador físico Haroldo Santana, espera adversária na chave principal que só sairá nesta sexta-feira.

Foto:  Iryna Shymanovich vibra na 2ª rodada do quali em Roland Garros (Crédito: Remy Chautard / FTT)


Publicidade