Por Martha Abreu e Fábio Freitas
Depois de muitos meses sem contato e seguindo os protocolos de segurança recomendados em função da pandemia, aconteceu no Club Naval Charitas, em Niterói - no último sábado dia 17 de outubro, a primeira Clínica de Tênis em Cadeiras de Roda promovida pelo Projeto Cadeiras na Quadra.
O evento proporcionou o encontro entre as escolinhas do projeto de Niterói, com sede no Itaquá Soccer, e do Rio de Janeiro, que funciona no Marina Barra Clube. Foi um encontro com o objetivo de somarmos forças e energias para seguirmos o legado de José Carlos Morais, idealizador e responsável pelo projeto até seu falecimento em julho último.
Não faltaram emoções, recordações, homenagens, agradecimentos, conversas animadas e muita inclusão. O tênis em cadeiras de roda, hoje uma modalidade reconhecida internacionalmente, oferece um caminho possível para o cadeirante praticar esporte, divertir-se e sentir-se potente num mundo que oferece muitos obstáculos por ser tão pouco inclusivo e adaptado.
Além de tudo, como em nenhum outro esporte, cadeirantes podem jogar com andantes. No sábado, o professor Sergio Alves, com toda a sua experiência, foi o responsável por essa animada clínica para os jogadores. No domingo, foram disputadas partidas de exibição, reunindo novatos e veteranos, onde o publico pode apreciar e admirar as habilidades dos participantes.
Agradecimentos especiais ao Clube Naval Charitas e aos professores presentes, Leonardo Conrado, Gabriel Mascarenhas, Jonathas Gomes, Khaynan Travaglia, Gilberto dos Santos, Nilson Viera Coelho e Alessander Dutra.
Vida longa ao Projeto “Cadeiras na Quadra” e a Fábio Freitas que seguirá na coordenação do projeto.