Cabeças de chave número 2 no ATP 250 de Chengdu, o gaúcho Rafael Matos e o português Francisco Cabral sequer precisaram entrar em quadra nesta segunda-feira para garantir um lugar na final. Eles contaram com a desistência do francês Arthur Rinderknech e do português Nuno Borges.
Responsáveis pela eliminação da quarta dupla mais bem cotada ao título o britânico Julian Cash e o norte-americano Robert Galloway, Rinderknech e Borges desistiram antes de entrar para a semifinal. O francês teve um problema no punho esquerdo e os dois acabaram abandonando o torneio.
Na final, Matos e Cabral enfrentarão os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul, que confirmaram seu status de principais favoritos na competição. Na semifinal, eles derrotaram a parceria formada pelo norte-americano Marcos Giron e pelo neozelandês Rubin Statham com um placar de duplo 6/4, após 1 hora e 19 minutos de confronto.
A parceria luso-brasileira buscará conquistar seu primeiro título juntos. Anteriormente, foram vice-campeões no ATP 250 de Kitzbuhel e alcançaram as semifinais no ATP 250 de Bordeaux. Gaúcho de 27 anos e atual 44º no ranking de duplas da ATP, Matos tem seis títulos em sua carreira e esta será sua 11ª final nas duplas.