Medvedev e Zverev largam na frente no Grupo Verde

Início    /    Tênis    /    Medvedev e Zverev largam na frente no Grupo Verde
Por Raphael Favilla  •  13 de Novembro de 2023

O jovem espanhol Carlos Alcaraz fez apenas nesta segunda-feira sua estreia em ATP Finals, mas acabou sendo derrotado pelo alemão Alexander Zverev de virada com parciais de 6/7 (3-7), 6/3 e 6/4.

"Esta quadra é a mais rápida do ano, isso é certo. Não sei por que eles colocaram esse tipo de piso no final da temporada, porque todos os torneios que jogamos em quadra dura são bem mais lentos, então viemos aqui para o Finals e eles colocaram essa quadra tão rápida. Eu não sei por quê. Não vou dizer se eles deveriam fazer o torneio ao ar livre ou em ambientes fechados. Mas não entendi porque jogar numa quadra tão diferente das que jogamos ao longo deste ano", disse Alcaraz após a derrota.

Outra queixa apresentada por Alcaraz é com relação à mudança constante de bola ao longo da temporada. "Eles deveriam fazer algo a respeito, porque é inacreditável jogarmos três ou quatro torneios consecutivos com bolas diferentes. Cada gira deveria ser jogada com a mesma bola. Por exemplo, todos os torneios na Austrália com a mesma bola, depois todos na América do Sul e todos nos Estados Unidos, em vez mudar em todos os torneios".

Alcaraz, que já tem dois títulos de Grand Slam no currículo e 36 semanas na liderança do ranking, começou o jogo muito bem e venceu o primeiro set no tiebreak. No entanto, Zverev se recuperou e venceu os dois sets seguintes para conquistar a vitória.

O resultado negativo do jovem espanhol repetiu o que havia acontecido antes com nomes de peso, como o do sérvio Novak Djokovic e do compatriota Rafael Nadal, ambos superados nos primeiros jogos que disputaram no torneio que reúne os oito melhores da temporada.

Nadal fez sua estreia no Finals em 2006, também com 20 anos, mesma idade de Alcaraz. Ele perdeu seu primeiro jogo no evento, superado pelo norte-americano James Blake, mas venceu os dois seguintes e chegou até as semifinais, quando caiu diante do suíço Roger Federer.

Embora seja o maior campeão do torneio, empatado com Federer, ambos com seis títulos, Djokovic também perdeu em sua estreia. Assim como Nadal e Alcaraz, ele jogou pela primeira vez aos 20 anos e foi superado pelo espanhol David Ferrer na estreia, caindo na fase de grupos com mais duas derrotas.

Medvedev domina Rublev e lidera Grupo Verde

No jogo que encerrou a primeira rodada do ATP Finals, Daniil Medvedev dominou o duelo russo contra Andrey Rublev e terminou a segunda-feira na liderança do Grupo Verde em Turim. O atual número 3 do mundo marcou as parciais de 6/4 e 6/2 em apenas 1h31 de parida.

Esta foi a sétima vitória de Medvedev em nove jogos contra Rublev, quinto colocado no ranking. Campeão do Finals em 2020, o russo de 27 anos tem a chance de garantir a classificação antecipada para a semifinal já na próxima quarta-feira, quando enfrenta o alemão Alexander Zverev. Ele tem dez vitórias e sete derrotas contra Zverev, com 4 a 1 nos duelos disputados este ano.

Já Rublev busca a recuperação no torneio diante de Carlos Alcaraz, vice-líder do ranking. O confronto entre os dois é inédito no circuito e quem perder pode ser preocemente eliminado do torneio entre os oito melhores do mundo ou, no máximo, entrar na última rodada do grupo com remotas chances de classificação para a semi.

Apesar do placar equilibrado no primeiro set, a pressão de Medvedev sobre o saque do rival foi constante, tanto que Rublev salvou quatro break-points nos dois primeiros games de serviço. A única quebra da parcial veio quando ex-líder do ranking fez 4/3. Na reta final da parcial, Rublev criou sete chances de devolver a quebra, mas não aproveitou nenhuma das várias oportunidades que teve.

Mais confiante na partida, Medvedev já começou o segundo set com quebra acima e liderando por 2/0. Pouco depois, voltou a quebrar e fez 4/1. Ele não enfrentou break-points na parcial e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. Com bom desempenho no saque, disparou 10 aces na partida, seis no primeiro set e quatro no segundo, enquanto Rublev se perdia em cada vez mais erros não-forçados. Medvedev liderou nos winners por 24 a 19 e cometeu apenas 8 erros contra 28 de seu adversário.

Com os resultados desta segunda-feira, o Grupo Verde está da seguinte forma:

Daniil Medvedev (Rússia) - 2 pontos
Alexander Zverev (Alemanha) - 1 ponto
Andrey Rublev (Rússia) - 0 ponto
Carlos Alcaraz (Espanha) - 0 ponto


Publicidade