Meligeni anota primeira vitória ATP e encara top-15

Início    /    Tênis    /    Meligeni anota primeira vitória ATP e encara top-15
Por Raphael Favilla  •  01 de Agosto de 2023

Pela primeira vez em sua carreira profissional, Felipe Meligeni conquistou uma vitória em um torneio de nível ATP. Na estreia da chave principal do ATP 250 de Los Cabos, o brasileiro enfrentou o chileno Alejandro Tabilo, 122º do mundo, em um duelo sul-americano com melhor para o paulista, que anotou parciais de 6/2 e 6/4, em apenas 1h18 de partida. O torneio mexicano é disputado em quadras de piso duro, com condições um pouco mais lentas por estar ao nível do mar.

Aos 25 anos e ocupando a terceira posição no ranking brasileiro, Meligeni já havia participado de três chaves principais de torneios ATP. Ele recebeu convites para o Rio Open em 2020 e 2022 e também se classificou para o quadro principal do Masters 1000 de Miami neste ano. Atualmente, ocupa a 177ª posição no ranking da ATP e com a vitória em Los Cabos, somará 20 pontos, podendo avançar até dez posições. Seu melhor ranking anterior foi o 129º lugar, alcançado após a conquista do challenger de Lyon em junho.

Essa foi a segunda vitória de Meligeni sobre Tabilo no circuito profissional, repetindo o resultado do challenger de Campinas em 2020, que foi disputado no saibro. Nas oitavas de final, ele enfrentará o norte-americano Tommy Paul, terceiro cabeça de chave do torneio e atual número 14 do mundo. Paul vem em uma ótima fase, com seu melhor ranking na carreira, e seu torneio mais recente foi há duas semanas, quando chegou às quartas de final em Newport, na grama.

"Tommy é um grande jogador. Já o vi várias vezes pela televisão e sei que teve grandes resultados. Então, tenho que me preparar muito bem. Espero manter esse nível na próxima rodada", acrescentou o brasileiro. Perguntado sobre sua comunicação tão fluente na língua espanhola, ele lembrou das raízes de sua família. "Falo espanhol desde criança. Uma parte da minha família é da Argentina. Vivo em Buenos Aires há dois anos e também passei outros três em Barcelona. Dizem que sou metade brasileiro e metade argentino, mas agora também sou um pouco mexicano".

Desde o início do jogo, Meligeni mostrou-se dominante ao conseguir uma quebra logo no primeiro game. Sacando bem, o brasileiro registrou seis aces apenas no primeiro set. Com controle dos pontos a partir do fundo de quadra, ele acumulou 11 winners contra apenas três de Tabilo, além de converter três quebras de serviço. O único break-point que enfrentou foi o único game perdido no set.

No início do segundo set, Meligeni se beneficiou de duas duplas faltas de Tabilo e conquistou outra quebra. Demonstrando segurança em seus movimentos e até mesmo ao subir à rede, o brasileiro chegou a liderar por 4/0, mas Tabilo não desistiu e conseguiu diminuir a desvantagem, quebrando o saque de Meligeni. Apesar da reação, a ampla vantagem construída pelo brasileiro foi suficiente para garantir a vitória em dois sets.


Publicidade