Meligeni avança no quali do Australian Open

Início    /    Tênis    /    Meligeni avança no quali do Australian Open
Por Raphael Favilla  •  09 de Janeiro de 2024

A estreia do paulista Felipe Meligeni no qualifying do Australian Open não poderia ter sido melhor. Mesmo diante de um adversário desafiador, o norte-americano Michael Mmoh, cabeça de chave número 5, Meligeni conquistou uma vitória convincente em sets diretos, com parciais de 6/1 e 6/3, em uma partida que durou 68 minutos.

Na próxima rodada, o número 3 do Brasil e 153 do mundo enfrentará o holandês Jesper de Jong, de 23 anos e atual 148º do ranking, que passou sem dificuldades pelo italiano Raul Brancaccio, 261º colocado no ranking da ATP, vencendo por 6/1 e 6/2 em apenas 59 minutos.

Ocupando atualmente a 106ª posição no ranking, Mmoh tem um histórico sólido em Melbourne, tendo passado pela fase de qualificação duas vezes e alcançado a segunda rodada da chave principal em outras duas ocasiões. No ano passado, teve sua melhor campanha no torneio, chegando à terceira rodada, com uma vitória sobre o alemão Alexander Zverev.

Meligeni busca se tornar o primeiro brasileiro a avançar na fase de qualificação do Australian Open desde 2014, quando o também paulista Thomaz Bellucci realizou esse feito. Apenas cinco brasileiros ingressaram na chave do primeiro Grand Slam através da fase classificatória: Bellucci (2014), Ricardo Hocevar (2010), Ricardo Mello (2004), Marcos Daniel (2003) e Márcio Carlsson (1999).

Demonstrando precisão no saque, o brasileiro conquistou 72% dos pontos disputados no primeiro set, não enfrentou quebras, convertendo três dos quatro break-points a seu favor, sendo o primeiro logo no game inicial. Com essa vantagem inicial, ele jogou com mais confiança e agressividade, encerrando a parcial com 10 winners e 7 erros não forçados.

No segundo set, Felipe começou forte, vencendo os três primeiros games. Apesar da reação de Mmoh, que devolveu a quebra no quinto game, o paulista se manteve firme, recuperou a vantagem ao bater o saque do norte-americano no oitavo game e fechou a partida com sucesso, aproveitando o segundo match-point que teve.

Ao final do jogo, Felipe registrou um aproveitamento de 67% no saque contra 44% do seu adversário norte-americano, acumulando quatro aces e duas duplas faltas. Além disso, ele disparou 22 bolas vencedoras, em comparação com as 10 de Mmoh, cometendo 19 erros não forçados em comparação com os 16 do adversário.

Wild perde mais uma em Adelaide

Derrotado na última rodada do quali no ATP 250de Adelaide, o paranaense Thiago Wild conseguiu entrar na chave principal como lucky-loser, mas não conseguiu aproveitar a chance e voltou a ser superado. Nesta terça-feira, seu algoz foi o tenista da casa Alex Bolt, de 31 anos e atual 325 do mundo, que marcou parciais de 6/3 e 6/2, em 1h13 de confronto.

Também vindo do qualificatório, o australiano segue em frente na competição e terá agora pela frente o norte-americano Tommy Paul, cabeça de chave número 1, que entra direto na segunda rodada. Os dois já se enfrentaram uma vez e Bolt levou a pior, superado na primeira rodada do ATP 500 de Washington em 2018.


Publicidade