Meligeni faz jogo duro mas Bagnis avança

Início    /    Tênis    /    Meligeni faz jogo duro mas Bagnis avança
Por Raphael Favilla  •  22 de Março de 2023

Felipe Meligeni fez uma grande campanha no qualificatório do Masters 1000 de Miami e conseguiu manter o nível em sua estreia na chave principal, enfrentando o argentino Facundo Bagnis. Apesar de um bom desempenho, Meligeni não conseguiu vencer o adversário, que é o atual número 100 do mundo, e perdeu em uma batalha de três sets e 1h41 de duração, com o placar final de 6/3, 1/6 e 6/4.

Essa foi a décima partida de Meligeni contra um jogador do top 100 e a décima derrota. Ele perdeu a oportunidade de desafiar o espanhol Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo, que será o próximo oponente de Bagnis na competição.

Apesar disso, por ter furado o quali de Miami, Meligeni somou 16 pontos na ATP, subindo provisoriamente para o 154º lugar do ranking. Seu recorde pessoal foi o 137º posto, alcançado em julho do ano passado. Ele também recebeu um prêmio em dinheiro de US$ 18.660 por ter sido eliminado na primeira rodada da chave principal.

O primeiro set do jogo foi bastante disputado e acabou sendo decidido nos detalhes. Bagnis teve um aproveitamento de serviço um pouco melhor que Meligeni, registrando 71% contra 64%. Além disso, ambos anotaram nove winners, mas Bagnis cometeu quatro erros não forçados a menos, totalizando apenas 5 a 9. Ele ainda conseguiu aproveitar o único break-point que teve, no sexto game, o que lhe conferiu a vantagem necessária para sair na frente no placar.

Apesar de ter tido a oportunidade de empatar a partida, Felipe acabou sendo superado por Bagnis, que disparou um ace e em seguida colocou mais dois grandes serviços, garantindo a vitória por 6/3 no primeiro set. Contudo, Meligeni conseguiu se recuperar e vencer cinco games consecutivos na segunda parcial, aproveitando uma queda de rendimento do argentino. Ele conseguiu anotar duas quebras consecutivas, uma no quarto e outra no sexto game, cedendo apenas um game para Bagnis e empatando o jogo.

No segundo set, o desempenho de Meligeni com o saque foi praticamente impecável, com 94% das primeiras bolas em quadra e 88% dos pontos vencidos com elas. Ele jogou apenas um ponto com o segundo serviço e venceu, alcançando 100% de aproveitamento. Enquanto isso, Bagnis teve apenas 43% de acertos com o saque e cometeu três duplas faltas, o que contribuiu para as quebras sofridas.

No terceiro e decisivo set, o equilíbrio prevaleceu mais uma vez e as margens foram mínimas. Meligeni teve um aproveitamento de saque um pouco mais baixo do que no set anterior, caindo de 89% para 69%. Ele manteve o serviço até a reta final, quando sacou em 4/5 e enfrentou três match-points de Bagnis. Apesar de ter salvado os dois primeiros, acabou sucumbindo ao terceiro e último.

Imagem: Reprodução/Twitter/ESPN Tenis

Publicidade