Meligeni para no detalhe diante de top-15

Início    /    Tênis    /    Meligeni para no detalhe diante de top-15
Por Raphael Favilla  •  03 de Agosto de 2023

Após conquistar sua primeira vitória na elite do circuito na última segunda-feira, Felipe Meligeni por muito pouco não vence mais uma. Em um jogo muito equilibrado contra o norte-americano Tommy Paul, top 15 do ranking ATP, o paulista protagonizou ótimos pontos no duelo válido pelas oitavas de final do ATP 250 de Los Cabos. No entanto, Paul fez valer seu favoritismo e maior experiência no piso duro, vencendo por 7/5 e 7/6 (9-7) em uma partida que se estendeu por 2h12. O norte-americano precisou de oito match-points para fechar o confronto.

Aos 25 anos, o paulista número 3 do Brasil ocupa atualmente a 177ª posição no ranking da ATP, e a vitória na primeira rodada do torneio lhe rende 20 pontos, podendo resultar em uma ascensão de até onze posições no ranking. Seu foco volta agora ao qualificatório do US Open, onde buscará três vitórias para garantir uma vaga na chave principal de um Grand Slam pela primeira vez em sua carreira.

Quanto a Tommy Paul, terceiro cabeça de chave em Los Cabos, ele enfrentará nas quartas de final o australiano Alex de Minaur, 19º do ranking e quinto cabeça de chave do torneio. De Minaur domina o histórico de confrontos entre ambos, com uma vantagem de 4 a 0.

O primeiro set equilibrado estendeu-se por 58 minutos. Paul demonstrou maior consistência em seus serviços e ralis de fundo, o que se revelou decisivo, especialmente em games mais prolongados.

Logo no início do jogo, Meligeni escapou de um 0-40, mas acabou cedendo a quebra em um quarto break-point no quarto game. Paul chegou a liderar por 3/1, porém o brasileiro conseguiu recuperar a quebra e teve a chance de se colocar à frente. O norte-americano manteve sua vantagem e fechou o set em 4/3. Meligeni enfrentou dificuldades em diversos games, salvando três set-points quando estava em desvantagem de 6/5, dois deles com saques bem executados, mas erros não-forçados permitiram que seu oponente tivesse novas chances de quebra para encerrar o set.

A desvantagem no placar não abalou a confiança de Meligeni, que iniciou o segundo set com duas chances de quebra. Contudo, Paul se manteve firme em seu serviço. O norte-americano novamente encarou ameaças de quebra no sétimo game. Já quando Paul estava liderando por 5/4, Meligeni salvou quatro match-points durante seu saque, demonstrando agressividade e iniciativa nos pontos. No game seguinte, o paulista chegou a um break-point após uma sequência de ralis intensos, mas Paul se recuperou com três saques poderosos para escapar.

A pressão sobre os games de saque de Meligeni continuou no 6/5. Mais uma vez, ele reverteu um 0-40, chegando a sete match-points salvos. O desfecho foi para o tiebreak, no qual o brasileiro chegou a liderar por 6-3. Paul, no entanto, buscou o empate, mas acabou errando um forehand, concedendo um novo set-point. Mais uma vez, o norte-americano recuperou-se, conquistando os três últimos pontos da partida para fechar em sets diretos.

Nas duplas, Matos avança e Melo cai

O dueto entre o gaúcho Rafael Matos e o português Francisco Cabral continua atrás de seu primeiro título de ATP e até agora a campanha no saibro do ATP 250 de Kitzbuhel é animadora.

Nesta quinta-feira, os dois avançaram para as semifinais ao derrotarem os cabeças 2 da semana, os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori, com vitórias em dois tiebreaks. As parciais foram de 7/6 (7-3) e 7/6 (7-5).

Finalistas em Bastad há duas semanas, Matos e Cabral enfrentarão agora o equatoriano Gonzalo Escobar e o cazaque Aleksandr Nedovyesov, que superaram o austríaco Sam Weissborn e o monegasco Romain Arneodo, por 6/3 e 6/2.

A partida desta quinta-feira foi tão equilibrada que nenhuma das parcerias teve seu serviço quebrado. Matos e Cabral evitaram dois break-points e os italianos, um, todos no chamado 'ponto decisivo'. A pequena diferença veio nas boas devoluções do dueto do brasileiro, que conseguiram as únicas quebras nos dois tiebreaks.

Já o mineiro Marcelo Melo e o australiano John Peers entraram como cabeças 2 no ATP 250 de Los Cabos, mas foram inesperadamente eliminados nesta madrugada ainda na primeira rodada. Eles perderam para o australiano Andrew Harris e o alemão Dominik Koepfer de virada, com parciais de 4/6, 6/4 e 10-8.

Melo e Peers ficaram atrás por 9-5 no match-tiebreak e iniciaram grande reação, evitando quatro match-points antes de enfim serem superados. Melo e Peers seguem para o Masters 1000 de Toronto.



Publicidade