Monteiro bate Lajovic e agora encara Tsitsipas

Início    /    Tênis    /    Monteiro bate Lajovic e agora encara Tsitsipas
Por Raphael Favilla  •  25 de Abril de 2024

Thiago Monteiro passou com autoridade pela primeira rodada do Masters 1000 de Madri. Nesta quinta-feira, o brasileiro mostrou confiança em quadra e aproveitou o ritmo de jogo vindo do classificatório do torneio para eliminar o sérvio Dusan Lajovic, número 65 do ranking.

Consistente no piso de saibro, Thiago Monteiro fechou o confronto em dois sets, parciais de 6/4 e 6/3. Ele destacou que o sucesso nas devoluções - após treinar muito para se adaptar às condições de Barcelona - o ajudou para alcançar o resultado positivo.

"Estou muito contente, com uma boa confiança. Foi um jogo difícil, precisava estar focado, meu adversário vinha de uma boa semana, mas é um jogo que encaixa com o meu, então aproveitei as oportunidades e isso me ajudou", disse o brasileiro, em entrevista à ESPN.

Classificado para a segunda rodada, o número 2 do Brasil e atual 118 do mundo terá pela frente um páreo duríssimo contra o grego Stefanos Tsitsipas, cabeça de chave número 6, que vem em grande forma após conquistar o título do Masters 1000 de Monte Carlo e ficar com o vice no ATP 500 de Barcelona.

"Eu tenho que acreditar nas minhas capacidade. Tem tudo para ser um grande jogo e quero aproveitar ao máximo", avisou Monteiro, número 118 do ranking da ATP.

Esta foi a quarta vitória do cearense em 13 partidas de Masters 1000 e também a quarta em sete jogos contra Lajovic. Contra Tsitsipas, ele fará seu décimo jogo diante de um top 10, somando seis derrotas e três vitórias, uma delas na atual temporada no Rio Open, onde contou com desistência de Carlos Alcaraz logo no começo do jogo.

No primeiro set, tanto Thiago Monteiro quanto Dusan Lajovic demonstraram consistência em seus jogos de serviço, com Monteiro tendo um pouco mais de sucesso, vencendo 78% dos pontos contra 64% de Lajovic. Esse melhor desempenho do cearense foi recompensado no final do set, quando ele conseguiu uma quebra solitária para garantir a vantagem inicial.

Monteiro fechou a parcial inicial de forma sólida, registrando mais bolas vencedoras (5 a 4) e cometendo menos erros não forçados do que Lajovic, apenas dois contra três do sérvio.

Aproveitando o bom momento, Monteiro emendou uma sequência de cinco games, vencendo os dois últimos do primeiro set com uma quebra de zero e os três primeiros do segundo, quebrando o saque de Lajovic no segundo game. O brasileiro demonstrou determinação ao buscar o break-point, mesmo quando Lajovic teve vantagem de 40-15.

Mostrando solidez do início ao fim, Monteiro controlou o ritmo da partida e não enfrentou problemas para manter a vantagem obtida no começo do segundo set. Após 1h12 de jogo, fechou a partida com 83% de aproveitamento no saque, enquanto Lajovic registrou 60%. Monteiro também teve mais bolas vencedoras que o sérvio (13 a 9) e cometeu a mesma quantidade de erros não forçados, totalizando 10 cada.


Publicidade