Monteiro bate Monfils mais uma vez

Início    /    Tênis    /    Monteiro bate Monfils mais uma vez
Por Raphael Favilla  •  08 de Maio de 2024

O bom momento do cearense Thiago Monteiro ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira, quando ele fez sua estreia na chave principal do Masters 1000 de Roma. Vindo do qualificatório, o número 2 do Brasil e atual 106 do mundo teve pela frente o experiente Gael Monfils, 38º da ATP, batendo o francês em sets diretos, com parciais de 6/2 e 7/5, em 1h27 de confronto.

Depois de vencer Monfils pela terceira vez em quatro duelos, Monteiro terá pela frente o australiano Jordan Thompson, cabeça de chave 32, contra quem teve dois embates até então, com um triunfo para cada lado. O brasileiro perdeu uma partida pela Copa Davis em 2020, no piso duro, e deu o troco um ano depois no ATP 250 de Melbourne 1, também no sintético. Será o primeiro encontro no saibro.

Esta foi a sexta vitória do canhoto cearense em Masters 1000 e a segunda no Foro Itálico, onde havia batido o também francês Adrian Mannarino na primeira rodada do ano passado. O triunfo também foi o 22º sobre top 50 da carreira de Monteiro, que com a campanha em Roma tem tudo para voltar ao top 100, subindo provisoriamente para o 94º lugar.

Monteiro teve um grande desempenho no primeiro set e controlou bem um adversário gabaritado como Monfils, principalmente com o saque, vencendo 75% dos pontos contra apenas 52% do rival. Ele salvou os dois break-points que encarou e converteu dois dos quatro que teve a seu favor. Além disso, o cearense teve mais bolas vencedoras (4 a 2) e cometeu os mesmos 8 erros não forçados do francês.

Logo no primeiro game, Monfils acabou amargando uma quebra. Mesmo saindo de 15-40 para buscar a igualdade, salvando dois break-points, o francês cedeu nova oportunidade de quebra e desta vez levou a pior. Sacando muito bem, o canhoto de Fortaleza administrou a vantagem e ainda conseguiu ampliá-la com nova quebra no sétimo game, salvando dois break-points antes de fechar no oitavo.

A partida ficou bem mais parelha na segunda parcial, principalmente pelo crescimento do francês no saque, com 71% de aproveitamento. Monteiro manteve o mesmo nível de antes e as chances de quebra foram ainda mais escassas. O cearense até levou sustos no sexto game, quando encarou 30-30, e principalmente no oitavo, saindo de 0-30 para confirmar, mas não cedeu chances de quebra.

Bastou uma vacilada de Monfils para o brasileiro agarrar a oportunidade com unhas e dentes. Depois de perder apenas quatro pontos em seus cinco primeiros games de serviço, o francês baixou o ritmo no 11º, encarou 0-40 e logo no primeiro break-point que deu para Monteiro, acabou quebrado. Na sequência o cearense confirmou para garantir mais uma boa vitória.


Publicidade