Monteiro é campeão em Campinas

Início    /    ATP    /    Monteiro é campeão em Campinas
Por Raphael Favilla  •  08 de Outubro de 2023

Thiago Monteiro é o grande campeão do ATP Challenger de Campinas, evento que distribuiu US$ 130 mil em prêmios e 100 pontos no ranking ao brasileiro pelo título.

Depois de um sábado de muita chuva, Monteiro voltou à quadra João Lima na Sociedade Hípica na manhã deste domingo para disputar a semifinal do torneio campineiro. O cearense venceu o jovem italiano de 21 anos Luciano Darderi, 166º do ranking, por 6/2 e 6/1 em apenas 1h07 de partida. O triunfo credenciou Thiago à grande decisão contra o argentino Camilo Carabelli, 177º do ranking, que havia completado a vitória sobre o italiano Andrea Pellegrino por 6/2 e 6/1, em jogo iniciado na tarde de sábado e retomado só nesta manhã de domingo, a partir do segundo set.

O confronto com Carabelli era inédito no circuito, e Monteiro não teve vida fácil. Em uma longa partida, com 2h52 de duração, Monteiro anotou  3/6, 6/4 e 6/4 sobre o argentino, chegando ao nono título de challenger na carreira.

O cearense tem agora na carreira 14 finais em torneios deste porte. Ele também se torna o segundo brasileiro a conquistar o troféu em Campinas em 13 edições do evento, juntando-se ao gaúcho Guilherme Clezar, vencedor em 2013. Além disso, ele recupera espaço no ranking.

Ex-número 61 do mundo e atual 150º do ranking, Monteiro já vai firmar entre os 130 melhores e com grandes chances de voltar ao top 100 e lutar por vaga direta no próximo Australian Open.

O primeiro set da partida foi marcado por uma única quebra de serviço. Monteiro enfrentou alguns games longos em seu saque desde o início, revertendo até mesmo um placar de 0-40 antes de confirmar o serviço quando o placar estava em 2/2. No entanto, ele enfrentaria pressão novamente dois games mais tarde. Camilo Carabelli aproveitou o quinto break point que teve na partida e conquistou uma vantagem de 4/2. No final do set, o argentino escapou de duas oportunidades de quebra, uma delas quando estava sacando para fechar o set.

Apesar da desvantagem inicial, Thiago Monteiro, que conseguiu duas vitórias de virada no caminho até a final, não se deixou abalar. Ele abriu uma grande vantagem no segundo set, após salvar um break point no início da parcial. O tenista cearense conquistou duas quebras, anotando 4/0, e jogando mais próximo à linha de base, comandando os pontos com seu forehand.

Apesar de ter a oportunidade de conquistar seu quinto game consecutivo, Monteiro teve seu serviço quebrado, permitindo a recuperação de Carabelli. O argentino ganhou confiança e começou a jogar de forma mais agressiva, conquistando outra quebra e igualando o placar. No entanto, no décimo game da parcial, Carabelli cometeu três erros não forçados seguidos, permitindo a Monteiro fechar o set em 5/4 com um bom game de saque.

O terceiro set começou com Monteiro liderando por 2/0. Embora Carabelli tenha conseguido devolver uma quebra, Monteiro não enfrentou mais dificuldades em seus games de serviço. O cearense estava confirmando rapidamente seus saques, enquanto o argentino passava por momentos de pressão. No ponto de partida, Carabelli cometeu uma dupla falta, o que levou Monteiro a comemorar a conquista do título em sua terra natal, muito apoiado pela torcida em Campinas.




Publicidade