Monteiro faz a festa no Rio

Início    /    Tênis    /    Monteiro faz a festa no Rio
Por Nittenis News  •  21 de Fevereiro de 2023

O brasileiro Thiago Monteiro venceu o austríaco Dominic Thiem por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 3/6 e 7/6 (2), em 2h44 de jogo, na noite desta segunda-feira, e avançou à segunda rodada do Rio Open. O próximo adversário do número 1 do Brasil, em data a ser definida, será o vencedor da partida entre o britânico Cameron Norrie e o argentino Juan Manuel Cerundolo, programada para esta terça.

Foi a primeira vez que Monteiro enfrentou Thiem, campeão da edição 2017 do Rio Open e ex-número 3 do mundo. "Foi uma vitória muito gratificante, a primeira da temporada no circuito. Aqui sinto uma energia diferente, a torcida me motiva, me faz crescer, e me dá mais confiança nos momentos decisivos", disse o cearense, número 83 do ranking e que tem como melhor resultado no Rio as quartas de final em 2017.

Depois de vencer o primeiro set com certa facilidade, Monteiro viu o austríaco crescer e empatar a partida. O set decisivo foi para o tiebreak e, apoiado pela torcida que encheu a quadra Guga Kuerten, Monteiro dominou e conquistou a vitória. "Estava confiante e acho que fui corajoso no tiebreak, abri vantagem e consegui fechar com tranquilidade", disse Monteiro.

Thiem elogiou o brasileiro. "Comecei o jogo bem abaixo, a partir do segundo set melhorei, mas me faltou confiança e ele jogou muito bem", disse o campeão do US Open 2020. O austríaco tem 17 títulos na carreira, mas desde que sofreu uma lesão no punho direito em 2021 luta para voltar ao nível de antes. "Tento não me pressionar quanto aos resultados, o que posso fazer é continuar dando o meu melhor, todos os dias, nos treinos e nos jogos. O que vai acontecer eu não posso prever", completou o jogador, que no domingo conheceu o Carnaval do Rio. Acompanhado do seu treinador, o chileno Nicolas Massú, do brasileiro Rafael Matos e seu parceiro de duplas, o espanhol David Vega Hernández, assistiu ao desfile das escolas de samba na Sapucaí.

Jarry sai do qualifying e elimina Musetti, cabeça de chave número 3

Em outro jogo da primeira rodada, o chileno Nicolas Jarry, que veio do qualifying, eliminou o italiano Lorenzo Musetti, cabeça de chave número 3, por 6/4 e 6/1. Jarry vai enfrentar na próxima rodada o espanhol Pedro Martinez, que eliminou o chileno Cristian Garin, campeão do Rio Open 2020, por 7/6 (8) e 6/4.

Mais cedo na quadra central, o jovem carioca João Fonseca, de 16 anos, foi derrotado pelo eslovaco Alex Molcan por 6/0 e 6/3. Fonseca é o melhor brasileiro do ranking da ITF - 13° -, e entrou na chave principal com um convite da IMG. O garoto lamentou a derrota, mas saiu feliz com a oportunidade. "Entrei muito nervoso, não me encontrei na partida. A torcida me apoiou muito, e valeu pela experiência. Sempre foi meu sonho jogar aqui, foram dias sensacionais, me diverti, e espero voltar e representar bem o Brasil", disse o tenista, um dos grandes nomes da nova geração do tênis brasileiro.

Já o sérvio Laslo Djere, campeão da edição 2019, avançou com a desistência do argentino Facundo Bagnis, que veio do qualifying. Djere venceu o primeiro set por 6/2 e tinha 3/2 no segundo quando Bagnis se retirou.

Norrie chega animado e espera fazer boa campanha no Rio

O britânico Cameron Norrie estreia nesta terça-feira no Rio Open contra o argentino Juan Manuel Cerundolo, às 16h30. Vice-campeão em Buenos Aires no domingo, Norrie, número 13 do ranking mundial, concedeu entrevista e contou estar animado para a estreia. "É muito bom voltar para o Rio, gosto muito de estar próximo da praia, me sinto bem aqui", disse o tenista, que morou dos 2 aos 16 na Nova Zelândia.

É a segunda vez que Norrie vem ao Rio. Em 2019, parou na segunda rodada. Dessa vez vem embalado pelo vice-campeonato em Buenos Aires, no domingo. "Chego aqui com um bom ritmo de jogo. Claro que são condições diferentes, aqui tem muita umidade, o que vai ser a parte mais difícil de lidar. Vou enfrentar um jogador mais acostumado a essas condições, então acredito que será um jogo bem duro", disse o jogador dono de quatro títulos na carreira.

RESULTADOS DE SEGUNDA

Thiago Monteiro (BRA) 2 x 1 [PR] Dominic Thiem (AUT) - 6/1, 3/6 e 7/6 (2)
[9] Alex Molcan (SVK) 2 x 0 [WC] João Fonseca (BRA) - 6/0 e 6/3
Nicolas Jarry (CHI) 2 x 0 [3] Lorenzo Musetti (ITA) - 6/4 e 6/1
Pedro Martinez (ESP) 2 x 0 Cristian Garin (CHI) - 7/6 (8) e 6/4
Laslo Djere (SRB) 2 x 0 Facundo Bagnis (ARG) - 6/2 e 3/2 ret.
[PR] Hugo Dellien (BOL) 2 x 0 João Sousa (POR) - 6/0 e 6/2
Nathaniel Lammons (USA)/Jackson Withrow (USA) 2 x 1 Sebastian Baez (ARG)/Albert Ramos-Vinolas (ESP) - 7/5, 4/6 e 10/6
Tomas Etcheverry (ARG)/Diego Schwartzman (ARG) 2 x 0 Pedro Cachin (ARG)/Francisco Cerundolo (ARG) - 6/2 e 6/4


Foto: Gustavo Werneck


Publicidade