Thiago Monteiro foi eliminado na estreia de Indian Wells, e segue sem conseguir a primeira vitória em uma chave principal de Masters 1000 na carreira.
O brasileiro número 78 do ranking da ATP chegou a vencer o primeiro set e quebrar o rival na 2ª parcial, mas acabou levando a virada para Guido Pella, que fechou a partida com 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/5 e 6/2.
Monteiro disputou seu sexto Masters 1000 na carreira. Na Califórnia, Thiago já havia sido superado por Martin Klizan na estreia em 2017. Em 2021, acabou eliminado por Tennys Sandgreen também na 1ª rodada. A última vez que um brasileiro venceu uma partida na chave principal de um ATP 1000 foi com Thomaz Bellucci em 2017. Na ocasião, o paulista superou Stephane Robert na estreia do Miami Open.
Algoz de Monteiro nesta quinta-feira, Pella foi número 20 do mundo em 2019 e está com 32 anos. O argentino está voltando a jogar, recuperado de lesão no joelho direito, que o afastou do circuito por praticamente um ano e meio. No mês passado, em Córdoba, conseguiu sua primeira vitória em 16 meses. Ele aparece agora no 739º lugar.
Foi o segundo duelo entre Monteiro e Pella em competições da ATP. O brasileiro havia vencido no Rio Open de 2020. Já nos torneios de nível challenger, o argentino tem três vitórias em quatro jogos. Ele agora enfrenta o holandês Tallon Griekspoor, 36º do ranking. E quem vencer esse jogo pode cruzar o caminho do número 2 do mundo Carlos Alcaraz, que enfrentará o australiano Thanasi Kokkinakis.
Monteiro ficou a dois pontos de fechar o jogo
O cearense fez um primeiro set muito firme no saque. Apesar de ter enfrentado dois break-points ainda no início da partida, o brasileiro conseguiu manter o serviço o tempo todo e disparou cinco aces na parcial. Além disso, pressionou o tempo todo o adversário nas devoluções, para criar seis oportunidades de quebra e aproveitar duas delas.
Pella largou com uma quebra acima no segundo set e chegou a liderar por 3/1, mas Monteiro buscou a igualdade no sexto game. Quando o placar já estava empatado por 4/4, o cearense escapou de mais um break-point, encaixando uma boa sequência de primeiros serviços em quadra. Foram mais seis aces de Monteiro no segundo set. O brasileiro ficou a dois pontos de fechar a partida, quando vencia por 5/4. Mas Pella confirmou o serviço, quebrou o saque no 5/5 e igualou a disputa.
Já no terceiro set, o argentino teve total controle das ações. Ele só enfrentou um break-point e criou oito chances de quebra. Aproveitando-se da passividade do brasileiro nos últimos games, Pella quebrou mais duas vezes e chegou à vitória.
Marcelo Melo e Zverev tiveram azar no sorteio da chave de duplas em Indian Wells e caíram na primeira rodada contra os cabeças de chave número 1 do torneio: o britânico Neal Skupski e o holandês Wesley Koolhof. A dupla adversária do brasileiro dominou o duelo. Skupeski/Koolhof venceram o jogo por 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/1.