O sorteio em Indian Wells deu a Thiago Monteiro uma grande oportunidade: a de conquistar uma inédita vitória em Masters 1000. Podemos dizer que o sorteio do torneio californiano foi favorável ao número 1 do Brasil e 78º do mundo, que estreia em um duelo sul-americano contra o argentino Guido Pella, ex-top 20 e atualmente apenas no 739º lugar do ranking aos 32 anos.
Monteiro venceu o único duelo anterior contra Pella em nível ATP no Rio Open de 2020. Os dois canhotos se enfrentaram outras quatro vezes em torneios challenger ou qualificatórios, com três vitórias do hermano.
O argentino está voltando ao circuito e só disputou quatro torneios desde 2021 por lesão no joelho direito. Recentemente, Pella comemorou em Córdoba sua primeira vitória em 16 meses. Na primeira rodada, ele venceu o italiano Andrea Vavassori, 216 do mundo, em sets diretos, depois foi eliminado pelo boliviano Hugo Dellien.
Já o cearense vem de bons resultados, tendo batido o austríaco Dominic Thiem no Rio, e feito quartas de final na última semana em Santiago do Chile, depois de avançar sobre o espanhol Ramos-Vinolas e o italiano Marco Cecchinato.
Em chaves principais de Masters 1000, Monteiro tem cinco participações e ainda busca uma vitória inédita. O cearense de 28 anos jogou em Indian Wells em 2017 e 2021.
Caso passe pela rodada de estreia, Monteiro enfrentará o holandês Tallon Griekspoor, 36º do ranking, no que seria um confronto inédito no circuito. No mesmo setor da chave está o número 2 do mundo Carlos Alcaraz, que espera o vencedor entre o norte-americano Brandon Holt ou um tenista vindo do quali.
Foto: Arquivo/Gustavo Werneck