Nadal de volta ao topo?

Início    /    Grand Slam    /    Nadal de volta ao topo?
Por Raphael Favilla  •  05 de Setembro de 2022

A eliminação de Daniil Medvedev diante de Nick Kyrgios nas oitavas de final do US Open garante que o russo irá perder a liderança do ranking da ATP em 12 de setembro, data da próxima atualização do ranking. Medvedev tem 16 semanas como número 1 do mundo, das quais 13 são consecutivas.

Medvedev era o atual campeão em Nova York e defende apenas 180 dos 2 mil pontos conquistados no ano passado. Com isso, ele ficará com 5.065 pontos no ranking e será ultrapassado por Rafael Nadal. Mas Casper Ruud e Carlos Alcaraz continuam com chances de alcançar o topo do ranking após o torneio.

Com os resultados de momento, Nadal é o principal candidato a ficar com o número 1 do ranking. O espanhol de 36 anos está chegando aos 5.810 pontos com sua campanha até as oitavas em Nova York. Ele pode ir a 5.990 se chegar às quartas de final. Tetracampeão do US Open, Nadal assegura a liderança se chegar à final, mas pode confirmar o número 1 ainda mais cedo, dependendo dos resultados dos concorrentes.

Ruud, que já está nas quartas, tem duas chances: Se ele for campeão, Nadal não pode chegar à final. E se o norueguês for vice, o espanhol não pode alcançar as quartas.

Carlos Alcaraz, que está do mesmo lado que Nadal na chave, será número 1 se for campeão. Já se ficar com o vice, seu compatriota também não pode atingir as quartas de final.

Espanhol joga nesta segunda

Depois de atuar nas sessões noturnas do Arthur Ashe Stadium nas três primeiras rodadas deste US Open, Rafael Nadal jogará à tarde nesta segunda-feira (5). O espanhol enfrentará o norte-americano Frances Tiafoe, 26º do ranking, por volta de 15h (de Brasília) em busca de uma vaga nas quartas.

Nadal e Tiafoe já se enfrentaram duas vezes no circuito, ambas em 2019, com duas vitórias do espanhol. O atual número 3 do mundo tem grandes chances de voltar à liderança do ranking após o US Open. Se vencer nesta segunda-feira, obriga os concorrentes Casper Ruud e Carlos Alcaraz a conquistarem o título.

A programação do dia em Nova York termina com a partida entre Carlos Alcaraz e Marin Cilic. Atual número 4 do mundo, Alcaraz lidera o histórico por 2 a 1.

Foto: Reuters

Publicidade