No Rio, Fonseca faz história e quebra escritas

Início    /    Rio Open    /    No Rio, Fonseca faz história e quebra escritas
Por Raphael Favilla  •  21 de Fevereiro de 2024

O público que encheu a Quadra Central Guga Kuerten na tarde desta quarta-feira presenciou in loco a história sendo escrita. Aos 17 anos anos, João Fonseca se tornou o primeiro brasileiro a aplicar um 'pneu' no Rio Open. E não foi contra um qualquer: número 1 mundial no circuito juvenil, mas ainda o 655º no ranking ATP em sua ainda breve carreira profissional, o carioca anotou sobre o francês 36 do mundo Arthur Fils 6/0 e 6/4, em apenas 1h30 de confronto.

Outros tabus foram quebrados neste dia no Jockey Club Brasileiro. Fonseca se tornou o primeiro sul-americano com menos de 18 anos a aplicar um 6/0 sobre um jogador do top 50 em torneios da ATP desde a criação do ranking, em 1973. Também de forma inédita, esta é a primeira vez que o Rio Open, em sua décima edição, terá quatro brasileiros nas oitavas de final. Mais: João é o primeiro tenista nascido em 2006 a ganhar um jogo ATP.

Quatro brasileiros avançando a primeira rodada não era registrado em um ATP no Brasil desde 2001, quando Flavio Saretta, Ricardo Mello, Alexandre Simoni e Fernando Meligeni não apenas passaram pela estreia no Brasil Open, mas também chegaram às quartas de final.

Na próxima fase, Fonseca enfrentará o chileno Cristian Garin, que venceu o espanhol Roberto Carballes em sua estreia.

Confira as palavras de Fonseca, ainda em quadra, após fazer história:

O jogo

O início da partida foi perfeito para Fonseca, que, no primeiro game, aproveitou um dos dois break-points e iniciou o jogo com uma quebra. Demonstrando um tênis sólido, sem erros significativos apesar de sua juventude, o carioca de 17 anos permaneceu consistente durante a parcial, aproveitando-se do desempenho desanimador de Fils.

O francês não conseguiu encontrar seu ritmo em quadra e se tornou uma presa fácil para Fonseca, que foi bastante consistente. Aproveitando o baixo desempenho do francês de 19 anos, atual 36º do mundo, o brasileiro conquistou mais duas quebras, uma no terceiro game e outra no quinto, manteve seus serviços com autoridade e aplicou um "pneu" no sétimo favorito.

No segundo set, Fils elevou o nível, melhorando seu serviço e aumentando sua taxa de acertos. Apesar disso, Fonseca manteve a consistência da parcial anterior e continuou pressionando o adversário. O francês salvou um break-point no terceiro game, mais dois no quinto, mas cedeu a quebra decisiva no sétimo game.


Publicidade