Norrie, o novo campeão!

Início    /    Rio Open    /    Norrie, o novo campeão!
Por Raphael Favilla  •  26 de Fevereiro de 2023

O Rio Open tem um novo campeão! Cameron Norrie venceu Carlos Alcaraz em uma batalha de 2h41 de confronto, com parciais de 5/7, 6/4 e 7/5, e levantou na Cidade Maravilhosa seu quinto troféu na carreira, o segundo no saibro. O resultado desta semana vai levar Cameron a 12ª posição na próxima atualização do ranking.

No centro da quadra Guga Kuerten, a principal da estrutura montada no Jockey Club Brasileiro, Norrie recebeu o troféu de campeão das mãos de Fernando Meligeni sob os aplausos do público, que lotou as arquibancadas por toda a semana. Os ingressos para o torneio estavam esgotados desde outubro.

Aos 27 anos, o britânico fez sua 14ª final de ATP. Canhoto, o ex-top havia alcançado duas finais na temporada, perdendo ambas: para Richard Gasquet em Auckland e diante do mesmo Carlos Alcaraz, na semana passada, em Buenos Aires. No Rio de Janeiro, superou duelos com Juan Manuel Cerundolo, Thiago Monteiro, Hugo Dellien, e Zapata Miralles antes de dar o troco no número 2 do mundo.

Além dos títulos, Norrie tem acumulado outros números impressionantes nos últimos meses. Norrie chegou no Rio a sua 16ª semifinal em dois anos. Destas, uma vez em Grand Slam (Wimbledon), duas em Masters 1000, três em ATP 500 e dez em ATP 250. Avançando à decisão 13 vezes, contando com a deste domingo.

Alcaraz e o Norrie foram os primeiros desde 2014, quando começou a ser disputado o Rio Open, a fazer finais seguidas em Buenos Aires e depois no torneio carioca na mesma temporada. O britânico não apenas impediu a dobradinha do rival, como também o bicampeonato no ATP 500 carioca.

Duas finais seguidas com os mesmos rivais não acontecia no circuito desde 2016, quando Djokovic e o britânico Andy Murray decidiram nos Masters 1000 de Madri e de Roma.

Esta foi a maior vitória da carreira de Norrie, igualando o triunfo conquistado sobre Rafael Nadal na United Cup deste ano, quando o espanhol também era número 2 do mundo. Ele agora é o maior vencedor da temporada no saibro. Com o triunfo de hoje, agora, são duas vitórias para Cameron em seis jogos contra Carlitos, que se mantém com folga no confronto direto entre eles.

A plateia lotou a quadra Guga Kuerten e presenciou um grande espetáculo. Os três sets foram apartados e definidos com apenas uma quebra de diferença. No primeiro Alcaraz salvou um break-point no quinto, depois perdeu três no oitavo e mais um no décimo, que também foi seu primeiro set-point. Norrie voltou a ter problemas com o saque no 12º game, acabou levando nova quebra e assim perdeu a parcial.

Alcaraz manteve o embalo e chegou a faturar cinco games seguidos, abrindo 3/0 no segundo set. Só que o britânico reagiu e venceu os quatro games seguintes com duas quebras consecutivas. O espanhol até buscou o empate por 4/4, mas perdeu o saque mais uma vez no nono. Ele então pediu atendimento na coxa direita, que foi enfaixada. Norrie confirmou em seguida e empatou o jogo.

No terceiro e decisivo set, o espanhol de 19 anos começou vencendo os dois primeiros games, mas Norrie reagiu prontamente e devolveu o break para fazer 2/2. Alcaraz arrancou a faixa na coxa no começo da parcial e seguiu jogando normalmente, sofreu nova quebra no quinto game, mas devolveu o break no sexto.

Sofrendo com o saque na reta final, Alcaraz salvou dois break-points no nono e mais três no 11º, quando acabou levando nova quebra. Norrie foi ao saque para fechar, teve algum trabalho, mas fechou no segundo match-point que teve.

A derrota de Alcaraz evitou um fato curioso no ranking. Se fosse bicampeão no Rio, o espanhol iria alcançar os mesmos pontos do sérvio Novak Djokovic, mas continuaria na segunda posição no ranking porque no critério de desempate Djokovic tem melhores resultados em ATP Finals, Grand Slams e Masters 1000. 

O revés também impediu o garoto de 19 anos de levantar seu oitava troféu. Depois de conquistar cinco títulos em 2022, Alcaraz sofreu com lesões e ficou fora do circuito por quatro meses. Voltou a jogar em fevereiro, e foi campeão na Argentina e agora vice no Rio. Carlitos vai jogar em Acapulco, no México, e pode voltar a ser o número um, posição que ocupou por 19 semanas na virada deste ano.

Foto: Fotojump


Publicidade