Marcelo Melo venceu mais uma em solo australiano na madrugada desta quinta-feira e avançou às quartas de final do ATP 250 de Adelaide 1. Ao lado do norte-americano Mackenzie McDonald, o mineiro teve pela frente os cabeças de chave 1, o holandês Wesley Koolhof e o britânico Neal Skupski, e triunfou com parciais de 6/3, 5/7 e 12-10.
"Hoje, realmente, foi um jogão. Nós jogamos de novo muito bem juntos. Ganhamos de uma dupla fortíssima, cabeça 1. Eles muito entrosados", vibrou Melo.
"Acho que a maneira que a gente vem jogando, a energia, a vibe, está ótima. Por isso estamos conseguindo esses resultados e estou muito feliz. Tivemos chance no segundo set, mas depois veio o match-tiebreak e ficamos firmes. Agora é continuar com tudo na próxima rodada", acrescentou o veterano de 39 anos.
Na próxima rodada, Melo e McDonald medirão forças com o monegasco Hugo Nys e o polonês Jan Zielinsk, sétimos favoritos, que derrotaram a forte dupla dos russos Karen Khachanov e Andrey Rublev por 2 sets a 0, com o placar final de 6/1 e 7/6 (7-4), depois de 1h10 de confronto.
O mineiro e o norte-americano começaram com tudo e logo no primeiro game já conseguiram uma quebra. Eles não apenas mantiveram a vantagem até o final, mas chegaram a ampliá-la com um novo break no nono e último game.
Na segunda parcial, Melo e McDonald por pouco não fecharam em sets diretos, uma vez que deixaram escapar quatro break-points seguidos para fazer 5/3, mas perderam todos e viram os rivais deixarem tudo igual em 4/4. Koolhof e Skupski aproveitaram a sobrevida, bateram o saque do brasileiro e do norte-americano no 11º game e em seguida confirmaram para empatar a partida.
A definição foi para o match-tiebreak, marcado pela dificuldade das duplas em confirmar os saques, com 13 mini-breaks em 22 pontos disputados. Melo e McDonald mostraram frieza para salvar três match-points e depois fecharam na primeira chance que tiveram.
Este é o primeiro de dois torneios seguidos de Melo e McDonald em Adelaide, neste começo de ano. E marca o retorno da parceria com o norte-americano, com quem conquistou em 2022 o título do ATP 500 de Tóquio, no Japão. No ranking mundial de duplas da ATP, o mineiro soma 2000 pontos, e aparece na 39ª colocação.