Paula Gonçalves é a nova tenista número 1 do Brasil

Início    /    Tênis    /    Paula Gonçalves é a nova tenista número 1 do Brasil
Por Raphael Favilla  •  10 de Outubro de 2016

Como é de praxe no mundo do tênis, a segunda-feira chega trazendo novidades nos rankings da ATP e da WTA, promovendo uma verdadeira dança das cadeiras entre os atletas. Desta vez, a atualização de posições foi bastante significativa para o Brasil.

No feminino, acabou o reinando da pernambucana Teliana Pereira entre as brasileiras. A partir desta semana, a paulista Paula Gonçalves ostentará a condição de número 1 do Brasil entre as mulheres. Já nas duplas masculinas, o mineiro Bruno Soares conseguiu voltar a aparecer na frente do conterrâneo Marcelo Melo. Ele deixou para trás o ex-número 1 do mundo e agora é o quarto do mundo e o primeiro do país.

Paula ganhou apenas três colocações e aparece na modesta 166ª posição, mas se beneficiou de mais uma dura queda de Teliana, que despencou do 161º lugar para o atual 185º posto. E a situação da pernambucana pode piorar ainda mais na próxima semana.

Defendendo 30 pontos nesta semana, por ter ido à segunda rodada no WTA de Tianjin, Teliana vai perder pelo menos mais 13 colocações e vê o top 200 em risco. A pernambucana cairá para o 198º posto e tem algumas rivais abaixo dela podendo somar.

Terceira melhor do país, a paulistana Beatriz Haddad Maia ganhou seis colocações e subiu para o 314º lugar. Ela dará um grande salto na próxima semana quando verá serem computados os pontos do vice do ITF US$ 25 de Santa Margherita Di Pula, que lhe renderão quase 40 posições.

A última vez que Marcelo Melo esteve atrás de Bruno Soares na lista individual de duplas da ATP foi em novembro de 2014. Desde então Marcelo sempre apareceu na frente, chegando a liderar o ranking por 26 semanas.

Marcelo aparece logo atrás de Bruno, na quinta colocação. O líder de duplas é o francês Nicolas Mahut, com exatos 8 mil pontos, seguido do parceiro e compatriota Pierre-Hugues Herbert. O terceiro é o parceiro de Soares, o britânico Jamie Murray, com 7.515 pontos, 35 a mais do que o mineiro.

Na simples masculina, os dois principais nomes da atualidade no ranking da ATP, o paulista Thomaz Bellucci e o cearense Thiago Monteiro, ganharam terreno nesta semana. O canhoto de Tietê subiu mesmo sem jogar, melhorando duas colocações e indo para o 65º posto. Já o tenista de Fortaleza somou pontos no challenger de Campinas, onde foi até as quartas de final, em campanha que acabou lhe rendendo também duas colocações. Monteiro agora é o 88 do mundo, uma colocação abaixo de sua melhor marca.

Terceiro melhor do país, o paulista Rogério Dutra Silva não teve a mesma sorte e perdeu três lugares, indo para o 107º posto. Semifinalista em Campinas, ele sonhava em voltar ao top 100 em caso de título, algo que pode fazer nesta semana se for bem no saibro de Buenos Aires, onde é o cabeça de chave número 6. O paulista João "Feijão" Souza se manteve na 118ª posição e é o último do país no top 200. Os gaúchos Guilherme Clezar e André Ghem se deram mal na semana, o primeiro perdeu 13 lugares e agora é o 214º do mundo, enquanto o segundo caiu três colocações e foi parar no 236º posto.

Publicidade