Pigossi busca vaga em Pequim nesta madrugada

Início    /    Tênis    /    Pigossi busca vaga em Pequim nesta madrugada
Por Raphael Favilla  •  29 de Setembro de 2023

A paulista número 125 do mundo Laura Pigossi chegou de última hora em Pequim e venceu, nesta sexta-feira, na estreia do qualificatório para o WTA 1000 chinês com premiação acima de US$ 8 milhões.

A medalhista olímpica de Tóquio entrou como alternate e derrotou a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, 82ª colocada, por 2 sets a 0 com parciais de 0/6 7/6 (7/4) 6/4 após 2h41min de batalha: "Jogo duro, condições muito difíceis pra mim porque eu decidi vir de última hora, cheguei aqui na China hoje mesmo. Comecei o jogo bem lenta, estava muito torpe, parecia que eu via três bolas, meu olho ardia, mas eu queria muito e não ia desistir de tentar. Seguir acreditando foi a chave, fui ficando no jogo e as coisas começaram a acontecer. Talvez em dois momentos tenha jogado bem foram no final do segundo set e no 5 a 4 do terceiro. O resto eu tentava colocar a bola em quadra e correr de um lado para o outro", disse a atleta.

A número 2 do Brasil começou a partida em desvantagem, sendo quebrada no primeiro game e perdendo a oportunidade de recuperar a quebra em seguida, ao deixar escapar um break-point no segundo game. Posteriormente, a brasileira sofreu mais duas quebras consecutivas, levando um "pneu" da bielorrussa na primeira parcial, já que Sasnovich ainda salvou um novo break-point no sexto e último game.

A situação se agravou no início do segundo set, quando Pigossi perdeu novamente o saque no primeiro game, permitindo que Sasnovich vencesse os sete primeiros games e abrisse 2/0. No entanto, a brasileira reagiu imediatamente e devolveu a quebra em seguida. Ela chegou a sacar em 5/3 para fechar o set, mas perdeu um set-point. Após isso, enfrentou mais dois set-points, devolvendo em 5/4, e só conseguiu fechar o set no tiebreak.

No terceiro e decisivo set, as quebras de serviço foram uma característica da disputa, com muitas oportunidades para ambos os lados. Laura Pigossi teve um desempenho superior nos momentos cruciais, convertendo quatro dos seis break-points a seu favor e salvando cinco dos oito que enfrentou. Isso permitiu que ela realizasse uma virada e garantisse um lugar na última rodada do quali, com o objetivo de se juntar a Beatriz Haddad Maia na chave principal do torneio.

Laura volta a jogar na madrugada deste sábado, em torno de 1h30 de Brasília, 12h30 locais, em busca de vaga na chave em um dos maiores torneios do mundo. Ela terá pela frente a americana Peyton Stearns, 47ª colocada e cabeça de chave 1 do qualificatório.

Bia estreia contra italiana

A paulista Beatriz Haddad Maia conheceu nesta sexta-feira sua chave no WTA 1000 de Pequim. Cabeça de chave 15 na competição, a número 1 do Brasil vai abrir campanha diante da italiana Jasmine Paolini, de 27 anos e atual 37 do mundo, que levou a melhor sobre Bia na única vez que se enfrentaram até então, em 2016 nas quartas em Clermont-Ferrand.

Quem passar da estreia terá pela frente a vencedora do duelo entre a belga Elise Mertens e a tenista da casa Yue Yuan. Se conseguir alcançar as oitavas de final, Bia tem tudo para cruzar com a atual número 1 do mundo, a bielorrussa Aryna Sabalenka, que tem uma primeira rodada bastante difícil contra a norte-americana Sofia Kenin, cruzando em seguida com a vencedora do duelo de qualis.


Foto: Laura Pigossi em Caldas da Rainha / Crédito: Caldas da Rainha Ladies Open

Publicidade