A semana de Laura Pigossi no ITF W60+H de Caldas da Rainha continua com resultados positivos. Após duas vitórias em sets diretos, a número 2 do Brasil e 130ª do mundo avançou para a semifinal do torneio português em quadras duras. Como principal cabeça de chave, Pigossi estava liderando a partida contra a húngara Timea Babos, ex-top 30 e atual 187ª colocada, por 6/2 e 1/0 quando a rival desistiu do jogo. O motivo da desistência da húngara de 30 anos ainda não foi informado pelo torneio.
A campanha de Pigossi até a semifinal em Caldas da Rainha rende 36 pontos na classificação da WTA, o que é significativo para sua colocação no ranking. Ela tem 15 pontos a descartar de seu 16º e último resultado válido para o ranking. Com esses pontos adicionais, a paulistana de 29 anos está recuperando cinco posições na classificação. Vale mencionar que o torneio oferece 100 pontos para a campeã e 60 para a vice-campeã. Portanto, em caso de título, ela pode se aproximar do 110º lugar no ranking.
A adversária de Pigossi na semifinal será a francesa Leolia Jeanjean, que é a cabeça de chave número 3 do torneio e ocupa a 151ª posição no ranking mundial. As duas tenistas já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória brasileira no ano passado e uma vitória da francesa em agosto, em Brasília. Além disso, nesta semana em Portugal, Pigossi e Jeanjean foram parceiras de duplas.
Durante a rápida partida das quartas de final, que durou apenas 48 minutos, Pigossi não enfrentou break-points e cedeu apenas sete pontos em seus games de serviço. Ela contou com a instabilidade de Babos no saque, que acertou apenas 43% de seus primeiros serviços e cometeu cinco duplas faltas, permitindo a Pigossi conquistar duas quebras no primeiro set. A brasileira voltou a quebrar no início da segunda parcial, antes de a rival se retirar da quadra.
Foto: Arquivo/CBT