Pigossi tenta faturar neste sábado maior título da carreira

Início    /    Tênis    /    Pigossi tenta faturar neste sábado maior título da carreira
Por Raphael Favilla  •  04 de Agosto de 2023

Laura Pigossi encerrou sua rodada dupla nesta sexta-feira com um excelente resultado, garantindo sua vaga na final do Engie Open, torneio ITF W60 realizado em Feira de Santana. Após vencer a ucraniana Valeriya Strakhova pela manhã, a brasileira derrotou a norte-americana Haley Giavara, 627ª do ranking, por 6/4 e 6/1 na partida disputada durante a tarde.

A paulista de 29 anos e número 2 do Brasil é a principal cabeça de chave do torneio e ocupa atualmente a 168ª posição no ranking da WTA. Sua classificação para a final renderá 48 pontos na WTA, podendo alcançar 80 pontos caso conquiste o título. Com esse desempenho, Pigossi se aproxima novamente do grupo das 150 melhores tenistas do mundo e poderá chegar muito perto do 140º lugar se sair vitoriosa na final.

Pigossi também tem a chance de conquistar o maior título de sua carreira de simples. Ela já venceu sete torneios no circuito profissional da ITF, com premiações entre US$ 10 mil e US$ 25 mil. Em abril do ano passado, a paulistana disputou a final do WTA 250 de Bogotá, mas foi superada pela experiente alemã Tatjana Maria na decisão. Kolodynska também busca seu maior título na carreira este ano venceu um torneio em uma categoria abaixo, um W40 em La Marsa, na Tunísia.

A adversária de Pigossi na final, marcada para este sábado às 10h (horário de Brasília), será a bielorrussa Jana Kolodynska, de apenas 19 anos e atual 325ª do ranking. Na semifinal, Kolodynska venceu a britânica Eden Silva por duplo 6/3. A bielorrussa teve uma carreira juvenil de destaque, figurando entre as 15 melhores do ranking mundial juvenil duas temporadas atrás, e possui três títulos como profissional.

Para Laura, vencer em casa é um sentimento indescritível. “O público tem me dado energia a cada golpe dentro de quadra. Tive dois jogos bem difíceis no mesmo dia, mas eles fizeram a diferença e me ajudaram a seguir na competição. Estou muito feliz de disputar a final de um torneio no Brasil”, comentou.

Este poderá ser o segundo título da tenista na Bahia. Na última vez que o estado recebeu um torneio profissional feminino, há 10 anos, o ITF W25 Mata de São João, na Costa do Sauípe, Laura foi campeã de duplas ao lado de Paula Gonçalves. “Eu gosto de pensar jogo a jogo e aproveitar o momento, que tem sido ótimo, mas farei de tudo para conquistar o primeiro lugar em Feira de Santana”, completou a jogadora. 

A final do torneio terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV 3. 

Bueno e Turchetto caem na semifinal de duplas

Ainda nesta sexta-feira, a paulista de 16 anos Helena Bueno e a catarinense de 19 anos Maria Turchetto disputaram a semifinal de duplas contra as norte-americanas Haley Giavara e Abigail Rencheli e foram superadas por 6/3 e 6/1. As jovens jogadoras brasileiras recebem 29 pontos no ranking. Já as norte-americanas enfrentam a francesa Leolia Jeanjean e a ucraniana Valeriya Strakhova na final de sábado.

Publicidade