Pucinelli conquista sua segunda vitória na Davis

Início    /    Tênis    /    Pucinelli conquista sua segunda vitória na Davis
Por Raphael Favilla  •  03 de Fevereiro de 2023

Matheus Pucinelli fez valer o favoritismo e marcou o primeiro ponto do Brasil no primeiro dia de confrontos contra a China pelos playoffs do Grupo Mundial I da Copa Davis. Fazendo seu segundo jogo de Davis na carreira, o paulista de 21 anos bateu sem dificuldades o chinês Rigele Te, apenas 568º do ranking, em sets diretos: parciais de 6/1 e 6/2 em 1h15 de partida.

"Primeiro jogo sempre é mais tenso, ainda mais que era minha estreia, mas lidei bem com isso. Treinei bem a semana toda e o capitão me deu confiança. Coloquei meu ritmo para não deixá-lo à vontade e com o calor pesou ainda mais para ele", analisou Matheus.

No primeiro set, o brasileiro número 212 do mundo não teve sequer um break point contra, e logo abriu 5 a 0 contra Te. No sexto game, o chinês confirmou seu saque pela primeira vez, evitando o pneu, mas o brasileiro fechou a parcial na sequência com 33 minutos marcados no relógio,

O segundo set seguiu o roteiro do primeiro, com a diferença que desta vez Pucinelli teve seu saque quebrado, no segundo game. O paulista, que já havia quebrado o saque do chinês no primeiro game, voltou a quebrar Te no terceiro e no quinto. O chinês voltou a vencer um game no sétimo, só que parou por aí e foi derrotado na sequência.

A vitória de Pucinelli no saibro do Costão do Santinho, em Florianópolis, foi o segundo triunfo do jovem jogador representando as cores do Brasil pela Davis. Antes, ele havia atuado contra o Líbano em 2021, vencendo Roey Tabet por 6/0 e 6/1, e anotando o quarto ponto brasileiro contra os libaneses.

Na sequência da rodada nesta sexta, o cearense Thiago Monteiro também entra como favorito. O canhoto de 28 anos e 78º do mundo será desafiado por Jie Cui, que ocupa a modesta a 913ª posição no ranking da ATP. Monteiro tem oito vitórias em 19 partidas de Copa Davis pela carreira profissional.

No sábado, estão previstos até três jogos, iniciando pelo duelo das duplas, a partir das 10h30. O Brasil deve contar com Rafael Matos e Felipe Meligeni contra Rigele Te e o experiente Ze Zhang, de 32 anos e que já esteve entre os 150 melhores do mundo. Também estão marcados outros dois jogos de simples para o complemento da programação.

A China não veio para o duelo com o que tinha de melhor, deixando de fora seus quatro melhores jogadores. No entando, o Brasil convocou Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Matheus Pucinelli, Gustavo Heide e Rafael Matos. A equipe é comandada pelo capitão Jaime Oncins. Quem vencer o confronto disputará um confronto do Grupo Mundial I em setembro, visando o Qualificatório Mundial de 2024.

Foto: Gustavo Werneck

Publicidade