A ideia do post de hoje é falar um pouco do que aconteceu no saibro europeu nessas últimas semanas e, é claro, Roland Garros.
Considerando os Master 1000 de Monte Carlo, Madri e Roma e também o ATP 500 de Barcelona como uma prévia para Roland Garros, tivemos Thiem, Djokovic e Nadal confirmando o favoritismo e Fognini surpreendendo com seu primeiro título nesse nível. Na verdade se compararmos que Nadal só venceu um dos quatro torneios e Fognini venceu seu primeiro, não sei qual resultado foi o mais inesperado esse ano.
O fato é que Rafael Nadal continua sendo o grande favorito para Roland Garros 2019, seguido muito de perto por Djokovic. Depois desses dois, existe um grupo mais ou menos do mesmo nível, com chances muito parecidas de vitória, com Federer, Thiem e Del Potro. Um pouco atrás nas chances, mesmo estando com seu melhor ranking, vem Stefanos Tsitsipas, pra mim o jogador que mais cresceu esse ano, que mais amadureceu nesses primeiros cinco meses do ano.
Faltando apenas alguns dias para iniciar o único Grand Slam do saibro, é o momento de cada um desses jogadores encontrar sua melhor forma de se preparar. Alguns devem descansar e treinar leve, como Nadal e Djokovic, já Federer deve buscar jogos treinos para ajustar ainda mais os últimos detalhes. Se tivesse que apostar, iria na lógica, com Nadal, mas se tivermos um campeão inesperado, seguramente ele vai estar entre Thiem, Tsitsipas ou Del Potro.