Rei de Mônaco

Início    /    Tênis    /    Rei de Mônaco
Por Raphael Favilla  •  22 de Abril de 2018

Rafael Nadal confirmou o favoritismo diante de Kei Nishikori e conquistou o 11º título do Masters 1000 de Monte Carlo, em Mônaco. Neste domingo, na terra batida da quadra Rainier III, o número um do mundo passou por dificuldades na parcial inicial, mas deslanchou na disputa seguinte e não ofereceu chances ao vencer o japonês, por 2 sets a 0 (6-3 e 6-2), em 1h33.

Com a 11ª conquista na competição disputada no Principado de Mônaco, Rafael Nadal atingiu marcas históricas em torneios Masters da ATP. O espanhol de 31 anos venceu pela 31ª vez uma competição da categoria e ultrapassou Novak Djokovic como maior vencedor da história de torneios Masters. Além disso, Nadal alcançou a 350ª vitória nas maiores competições organizadas pela ATP.

Esta foi a quarta vez em que Nadal vence Monte Carlo sem perder sets, como aconteceu de 2008 a 2010 e depois em 2012. A notável semana rendeu também um novo recorde pessoal de sets vencidos seguidamente no saibro, agora com 36. Ele atinge 396 vitórias e apenas 35 derrotas na carreira sobre a terra, eficiência de 92%.

Rafael Nadal também garantiu mais uma semana na liderança do ranking mundial, com a defesa dos pontos em Monte Carlo. O Touro Miúra agora precisa defender os títulos em Barcelona, Madri e Roland Garros para continuar no topo do mundo ao final da temporada da terra batida.

Mesmo com a derrota na final do Masters 1000 de Monte Carlo, Kei Nishikori mostrou que recuperou o nível de tênis, após a complicada cirurgia no punho direito. Com a campanha de vice-campeão em Mônaco, Nishikori vai ganhar 14 posições em relação ao ranqueamento da semana passada e vai assumir a 22ª colocação do ranking mundial da ATP.

O primeiro set viu altos e baixos dos dois jogadores, mas isso surpreendeu muito mais pela parte de Nadal, que não mostrou a mesma consistência da semana. O japonês quebrou primeiro e chegou a ter 2/1, mas cedeu logo em seguida o serviço e, tendo de jogar todos os pontos, viu Nadal ir a 5/2, ainda que tenha tido um break-point nesse sétimo game que desperdiçou com backhand bobo para fora. No último game, Nishikori enfim atacou mais o backhand do espanhol. Nadal teve paciência para esperar as bolas mais curtas para atacar e definir.

A vantagem parcial deixou o espanhol bem mais solto na partida. Nishikori ainda conseguiu fechar seu primeiro game de serviço no segundo set, mas daí em diante foi presa fácil diante de um adversário que passou a pressionar cada vez mais, forçando o forehand e arriscando devoluções de saque. Rafa chegou rapidamente a 4/1 e sua maior dificuldade foi evitar um 15-30 em seguida.

Nishikori perdeu assim sua 10ª partida em 12 duelos diante do espanhol, todos os quatro sobre o saibro, e também sua quarta final de nível Masters. A única recompensa é evoluir 14 postos no ranking e voltar ao 22º lugar.

Publicidade