Reis está na semifinal em Florianópolis

Início    /    Tênis    /    Reis está na semifinal em Florianópolis
Por Raphael Favilla  •  05 de Abril de 2024

Dois brasileiros movimentaram as quadras do do Lagoa Iate Clube (LIC), em Florianópolis. Buscando vaga nas semifinais do ATP Challenger 75, o gaúcho Orlando Luz começou bem, mas acabou sofrendo uma reviravolta contra o argentino Camilo Carabelli. Na sequência, o pernambucano João Lucas Reis se destacou ao conceder apenas três games na sua tranquila vitória sobre o boliviano de 19 anos, Juan Carlos Prado, ex-número 1 do ranking juvenil.

Reis demonstrou domínio absoluto em quadra, não dando margem para o adversário boliviano, e selou a vitória em apenas 63 minutos, com o placar final de 6/2 e 6/1. Esta será a segunda semifinal de challenger do jogador pernambucano de 24 anos nesta temporada e a quarta na sua carreira. Anteriormente, ele alcançou esta fase em Buenos Aires (2024), Coquimbo (2023) e Ambato (2022), todos torneios realizados no saibro.

Atualmente ocupando a 319ª posição no ranking mundial, Reis teve uma excelente performance no serviço, vencendo 72% dos pontos disputados e não permitindo nenhuma quebra de saque. Além disso, ele pressionou constantemente Prado nas devoluções, conquistando 57% dos pontos no saque do seu adversário e convertendo cinco dos oito break-points que teve ao longo da partida.

A semifinal em Florianópolis renderá 22 pontos na ATP para Reis, impulsionando-o para o 305º lugar no ranking. Em caso de avanço para a final, ele conquistará 44 pontos, o que o faria retornar ao top 300, alcançando a posição de número 279. O vencedor do torneio receberá 75 pontos, o que potencialmente colocaria o pernambucano entre os 250 melhores do mundo. Seu melhor ranking pessoal foi a 259ª posição, em maio do ano passado.

No outro confronto, Orlando Luz começou bem e conquistou o primeiro set com firmeza, porém, viu Carabelli nivelar o jogo e buscar a vitória nas duas parciais seguintes, ambas decididas com apenas uma quebra de vantagem. Após uma batalha de 2 horas e 18 minutos, o argentino fechou o jogo com o placar de 1/6, 7/5 e 6/4.

Apesar de estar classificado como o 106º do mundo, o que o tornaria um possível cabeça de chave 1 na chave principal, Carabelli, vindo do qualifying, já eliminou dois brasileiros. Além de Orlando Luz, ele também derrotou o paulista Nicolas Zanellato na primeira rodada. Agora, João Lucas Reis buscará vingar seus compatriotas e buscar sua primeira final de challenger na temporada, a terceira na carreira, e talvez até conquistar um título inédito.

(Foto: Luiz Cândido/CBT)

Publicidade