Ribeiro bate Fonseca e faz semi inédita

Início    /    Tênis    /    Ribeiro bate Fonseca e faz semi inédita
Por Raphael Favilla  •  21 de Abril de 2023

No confronto entre os dois brasileiros que chegaram às quartas de final do Challenger de Florianópolis, Eduardo Ribeiro venceu João Fonseca e avançou para uma inédita semifinal em torneios deste nível. O gaúcho de 25 anos e 389º do ranking venceu o jovem carioca por 6/1, 6/7 (5-7) e 7/5 em uma partida que durou 2 horas e 33 minutos.

A campanha de Ribeiro até a semifinal rende 30 pontos na ATP, levando-o ao melhor ranking da carreira, entre os 340 melhores do mundo. Na próxima rodada, o gaúcho enfrenta o chileno Tomas Barrios Vera, principal cabeça de chave do torneio e 149º do mundo, que venceu o argentino Genaro Olivieri por 6/3 e 7/6 (7-4).

Já Fonseca recebe 16 pontos por ter chegado às quartas de final. Foi a segunda vez na carreira que o garoto chega a esta fase em torneio nível. O resultado fará com que ele entre no grupo dos 700 melhores da ATP. O carioca de 16 anos iniciou a semana no 839º lugar e ainda tem a semifinal de duplas, ao lado de Thiago Wild, antes de seguir para o ITF de Mogi das Cruzes.

Ribeiro dominou o primeiro set e não perdeu nenhum ponto em seus games de serviço, pressionando o saque de Fonseca e conquistando três quebras em 11 break points criados. No segundo set, Fonseca melhorou sua efetividade nas devoluções e conseguiu ser agressivo nos ralis de fundo, levando a parcial para um tiebreak que venceu.

O terceiro set começou com Fonseca escapando de dois break-points e conseguindo uma quebra para liderar por 3/1. Ribeiro buscou o empate no sexto game e o equilíbrio prevalecia. Já no 5/5, o gaúcho conseguiu um winner de devolução e chegou muito bem em uma bola curta para conquistar a quebra e fazer 6/5, antes de definir a disputa em seu saque.


Publicidade