Roland Garros avalia pedido de convite para João Fonseca

Início    /    Grand Slam    /    Roland Garros avalia pedido de convite para João Fonseca
Por Raphael Favilla  •  24 de Abril de 2024

De acordo com o site Tênis Brasil, a Confederação Brasileria de Tênis entrou com um pedido formal de convite para que João Fonseca dispute a chave principal de Roland Garros, que será disputado a partir do final de maio. A solicitação foi feito junto à Federação Francesa, já que as duas entidades têm uma parceria de longa data. Os organizadores do Grand Slam parisiense irão avaliar o pedido de vaga para o qualificatório.

Fonseca ocupa nesta semana o melhor ranking de sua carreira, no 242º lugar e disputará seu primeiro Masters 1000 em Madri, também como convidado. Com relação ao qualificatório de Paris, o ranking divulgado nesta segunda-feira, dia 22 de abril, é o que servirá de referência para a definição dos tenistas do quali, mas o prazo de inscrição dos tenistas só termina no dia 27. No ano passado, essa lista fechou no 234º lugar.

“O pedido da CBT, em referência ao João Fonseca, está sendo levado em consideração em função da parceria entre CBT e FFT”, disse Rafael Westrupp, presidente da CBT, a TenisBrasil. “Porém, isto não é uma garantia. A Federação Francesa está recebendo pedidos de jogadores franceses e das demais federações com as quais têm acordo, como a Austrália, a USTA dos Estados Unidos e a LTA (Federação Britânica) até o dia 10 de maio. Após isto a FFT irá fazer o anúncio dos convites”.

A última vaga direta na chave principal de Roland Garros ficou com o italiano Matteo Berrettini, 98º do ranking, enquanto o francês Luca Van Assche é o primeiro na espera por desistências. Ao todo, 104 jogadores entraram diretamente na chave, sendo que seis deles utilizaram o ranking protegido, porque estão voltando de lesões. Outras 16 vagas virão do quali, além dos oito convites.

A própria relação de jogadores do quali, que terá 96 jogadores em quadra, também será impactada pela definição dos oito convites para a chave principal. Se os convidados estiverem inicialmente inscritos para o quali, os tenistas da lista de espera – posição que Fonseca hoje ocuparia – podem se beneficiar. Entre os jogadores que hoje não têm ranking para entrar diretamente em Roland Garros e dependeriam de convites estão os franceses Richard Gasquet, 116º do mundo, Pierre-Hugues Herbert, 143º colocado, e o jovem de 20 anos Giovanni Mpetshi Perricard, 124º, além do austríaco Dominic Thiem, 110º do ranking e duas vezes finalista em Paris.


Publicidade