A chuva acabou atrapalhando a programação desta sexta-feira do Australian Open Junior Series Brazil, na Rio Tennis Academy. Depois de definidas as oitavas de final das chaves masculina e feminina, a organização do torneio adiou as quartas de final para sábado, a partir das 8h30, que serão jogadas em set profissional (até 8 games), assim como as semifinais, que começam às 12h30. As finais estão marcadas para 14h30 e serão disputadas em melhor de três sets.
Garantida nas quartas de final, a paulista Helena Bueno teve um páreo duro contra a gaúcha Julia Bordignon. A cabeça de chave 2 saiu perdendo o primeiro set por 3/0 e reverteu a desvantagem em 6/4. Já no segundo set, perdeu o ritmo e a partida foi decidida no match-tiebreak, em 6/4 1/6 10-4.
"No início da partida e no segundo set, eu não estava na intensidade que gostaria. Então, no momento decisivo, precisei me soltar mais para focar naquilo que precisava fazer. Fico feliz que tenha dado certo e agora é pensar no próximo jogo", destacou ela, que enfrenta a pernambucana Cecilia Costa, cabeça 8, nas oitavas.
Além de Helena e Cecilia, a carioca Sthefany Lima - principal favorita ao título, a paranaense Paolo Dalmônico – cabeça 4; a catarinense Carolina Laydner – cabeça 5; a paulista Olivia Carneiro – cabeça 6, a carioca Gabriela Felix – cabeça 7, e a potiguara Beatriz Guerra também avançaram às quartas de final.
No masculino, cinco favoritos mantêm-se vivos na competição. Entre eles, o paranaense Gustavo Almeida, cabeça 4, que passou pelo paulista Ezon Kohlmann, por 6/4 7/5.
“Foi um jogo muito duro, o Enzo é um adversário muito bom em quadra rápida, bastante agressivo. Consegui ficar firme nos pontos, muito convicto e confiante. Estava 6/4 e 2/2 quando parou o jogo por causa da chuva. Achei um pouco ruim, pois estava com bom ritmo, mas consegui voltar bem e fechar o segundo set”, afirmou o paranaense.
Campeão da Copa Davis Júnior, Gustavo vai atrás do título neste sábado: “Para mim, o Australian Open sempre foi um sonho. Acredito que com força de vontade posso tornar isso possível, mas é jogando um jogo de cada vez para chegar lá. Amanhã será um dia duro, contra adversários muito bons e que eu consiga conquistar essa vaga”.
O mineiro Pedro Rodrigues – cabeça 3, o cearense Henrique Brito – cabeça 5, o carioca Nicolas Oliveira – cabeça 7, e o paulista Kauã Santos – cabeça 8 completam a lista de favoritos nas quartas de final.
O campeão e campeã do Australian Open Junior Series ganharão um wild card (convite) para a chave principal do Australian Open Junior, com as despesas pagas pela Confederação Brasileira de Tênis e Tennis Australia.
Resultados desta sexta-feira:
Oitavas de final
Sthefany Lima (RJ) d. Luana Paiva (BA) – 6/4 6/2
Olivia Carneiro (SP) d. Livia Daud (SP) – 4/6 6/1 10-3
Gabriela Felix (RJ) d. Bianca Bernardes (MG) – 6/0 6/2
Paola Dalmônico (PR) d. Giovanna Ferreira (PR) – 6/2 6/7 10-5
Carolina Laydner (SC) d. Vitória Maximiliano (RJ) – 6/2 7/5
Beatriz Guerra (RN) d. Maria Luisa Oliveira (DF) – 7/5 6/1
Cecilia Costa (PE) d. Isabelle Karam (PR) – 6/2 6/0
Helena Bueno (SP) d. Júlia Bordignon (RS) – 6/4 1/6 10-4
Lucas Couy (SP) d. Matheus Lima (PR) – 6/3 6/2
Henrique Brito (SP) d. Eduardo Valentin (SP) – 6/4 6/1
Pedro Rodrigues (MG) d. Leonardo Bastos (SC) – 6/0 6/2
Nicolas Oliveira (RJ) d. João Silva (MG) – 6/1 6/2
William Norton (MG) d. Enzo Sakiyama (SP) – 6/3 6/2
Gustavo Almeida (PR) d. Enzo Kohlmann (SP) – 6/4 7/5
Kaua Santos (SP) d. Thomas Kano (SC) – 6/2 7/6
Luis Felipe Carvalho (SP) d. Henrique Ushizima (SP) – 6/3 6/3
Programação deste sábado:
Quartas de final
8h30
Sthefany Lima (RJ) vs Olivia Carneiro (SP)
Paola Dalmônico (PR) vs Gabriela Felix (RJ)
Carolina Laydner (SC) vs Beatriz Guerra (RN)
9h45
Cecilia Costa (PE) vs Helena Bueno (SP)
Lucas Couy (SP) vs Henrique Brito (SP)
Pedro Rodrigues (MG) vs Nicolas Oliveira (RJ)
William Norton (MG) vs Gustavo Almeida (PR)
11h
Kauã Santos (SP) vs Luis Felipe Carvalho (SP)
Semifinais – a partir das 12h30
Finais – a partir das 14h30
Foto: O paranaense Gustavo Almeida está nas quartas de final. (Luiz Cândido/CBT)