Schwartzman é campeão do Rio Open

Início    /    Tênis    /    Schwartzman é campeão do Rio Open
Por Raphael Favilla  •  26 de Fevereiro de 2018

Diego Schwartzman é o novo rei do Rio. O argentino derrotou o espanhol Fernando Verdasco e conquistou o título de simples do ATP 500 carioca. Neste domingo, o tenista sul-americano levou a melhor para cima do europeu, fazendo 2 sets a 0 sem grandes dificuldades, com parciais de 6/2 e 6/3.

A campanha de Schwartzman foi perfeita. Em todos os jogos, ele eliminou seus adversários por 2 sets a 0. Ele teve pelo caminho o norueguês Casper Ruud que tinha sido a sensação do torneio no ano passado, seu compatriota Federico Delbonis, o francês “showman” Gael Monfils e por fim o chileno Nicolas Jarry, a surpresa de 2018.

Schwartzman garantiu que chegou ao torneio sem pensar na possibilidade de título, mas que durante a disputa passou a acreditar nas suas chances de conquista, o que acabou acontecendo neste domingo ao bater o espanhol Fernando Verdasco na final.

“Quando vi os jogadores que estariam aqui, jamais ia imaginar que eles iam ter problemas pelo caminho e sairia campeão do torneio. O Verdasco fez uma ótima campanha e me aproveitei do fato dele estar cansado para buscar a vitória. Foi um título especial. Minha tia está muito doente e aproveitei esses torneios da américa do Sul para dar uma força a minha família. Mesmo com esse título, não vou criar muitas expectativas com esse título e vou seguir trabalhando duro para conquistar outros títulos”, comentou o argentino.

"Conforme foram passando as partidas fui me convencendo que poderia ganhar o torneio. Mesmo depois do título, sei que tenho que seguir meu trabalho para continuar evoluindo. Temos uma longa temporada pela frente e o ano da ATP é longo e desgastante", afirmou o Diego, que entrará para o top 20 pela primeira vez na próxima segunda-feira.

O "hermano" também festeja seu maior título da carreira, seu primeiro ATP 500. Até então ele havia vencido apenas o ATP 250 de Istambul, dois anos atrás, tendo perdido duas finais no ATP 250 da Antuérpia.

Schwatrzman não apenas levará os 500 pontos pela conquista, mas também sairá das quadras de saibro do Jockey Clube Brasileiro com um gordo cheque de US$ 365 mil. Do outro lado, o vice-campeão Verdasco levará uma premiação de quase US$ 180 mil e mais 300 pontos que o farão sair da 40ª para a 27ª colocação no ranking.

O argentino revelou ter recebindo muitas mensagens instantes após a conquista e explicou o porquê de ter escolhido ir jogar no piso duro do ATP 500 de Acapulco ao invés do saibro do Brasil Open. "Acapulco dá mais pontos e também assim me preparo melhor para Indian Wells e Miami", falou Schwartzman.

Jogo

A final foi movimentada desde o princípio. No início do primeiro set, Fernando Verdasco aplicou a quebra de serviço no game inicial, mas Diego Schwartzman devolveu o revés logo na sequência. O espanhol continuou pressionando o saque do argentino, mas desperdiçou três oportunidades de break point.

Com mais eficiência nas devoluções de fundo de quadra a partir da metade do set, Schwartzman aproveitou duas duplas faltas no sexto game e venceu o saque do adversário. Mesmo com a vantagem, o Peque argentino seguiu agressivo nas devoluções de saque e aplicou a quebra final para garantir a vitória na parcial, 6-2.

O segundo set começou com os tenistas somando pontos no saque adversário em busca da quebra de serviço. Fernando Verdasco foi o que mais chegou perto de vencer nas devoluções de saque, mas desperdiçou as cinco oportunidades no três primeiros serviços de Diego Schwartzman.

Já o argentino enfrentava dificuldades para conseguir gerar uma chance de break point. Entretanto, no sexto game, Diego Schwartzman aproveitou o cansaço de Fernando Verdasco, por causa do elevado número de jogos no Rio Open, e aplicou a quebra de saque. Com eficiência, Schwartzman confirmou os dois serviços restantes e faturou o título do Rio Open, 6-3.

Publicidade