Sí se puede: Argentina é campeã da Copa Davis

Início    /    Tênis    /    Sí se puede: Argentina é campeã da Copa Davis
Por Raphael Favilla  •  28 de Novembro de 2016

Vice-campeões em 1981, 2006, 2008 e 2011, os argentinos eram os maiores finalistas que nunca haviam conquistado o título da Davis. Mas graças a Del Petro e Delbonis o 'nunca' ficou no passado.

A vitória de Federico Delbonis sobre Ivo Karlovic neste domingo em Zagreb decretou o primeiro título da Argentina na história da Copa Davis. Os sul-americanos, que participam da Davis desde 1923, ampliam para 15 o número de nações que já conquistaram a centenária competição.

O domingo de decisão foi de fortes emoções. Após Del Potro igualar o confronto em 2 a 2 em um jogo histórico contra o anfitrião Cilic e forçar a quinta e decisiva partida, Delbonis não tomou conhecimento do gigante croata número 20 da ATP. Embalado pela vitória do compatriota e pela animada torcida visitante, que fazia mais barulho que a torcida local, o hermano 41º do mundo manteve regularidade e precisão durante toda partida para fazer 3 sets a 0 em 2h09 - parciais de 6/3, 6/4 e 6/3.

A Argentina se iguala à própria Croácia e também a Itália, Sérvia, África do Sul e Suíça, que possuem apenas um título cada. Os croatas, que foram campeões em 2005, tentavam a segunda conquista que os igualariam à Rússia.

Responsável pelo ponto decisivo na conquista inédita, Delbonis não conteve as lágrimas, se emocionando bastante com o que considerou a partida mais importante de toda sua carreira.

"Não posso acreditar, quando vi que a bola dele foi para fora me passou na cabeça umas 500 coisas diferentes, principalmente tudo o que passamos para buscar esta Copa", declarou o argentino logo após o triunfo na quinta partida da final da Davis.

"Claro que é a partida da minha vida por causa de todas as circunstâncias. Fechei a série com um marco. Entrei em quadra motivado por tudo que fez Juan Martin, porque sem ele não estaríamos aqui", destacou Delbonis, lembrando do triunfo de virada de Del Potro no jogo quatro que manteve a Argentina viva na final.

Delbonis destacou muito bem. Sem a virada espetacular de Del Potro sobre Marin Cilic no quarto jogo da série o sonho argentino teria sido adiado mais uma vez.

"É difícil para mim dizer algo. Estou muito feliz por ter vencido a minha partida, que era fundamental para o meu time", declarou Delpo após a vitória. O número 1 argentino perdeu os dois primeiros sets, não desistiu da partida e lutou até o fim, sendo coroado com uma brilhante vitória que garantiu sobrevida ao seu time.

"Acho que joguei muito melhor a partir do terceiro set, meu forehand foi evoluindo e passei a ser mais sólido da linha de base. Fiquei positivo o tempo todo e não deixei me abater mesmo estando dois sets abaixo. Joguei de maneira inteligente nos pontos importantes e lutei até o fim. Foi uma partida emocionante e desgastante, uma das maiores de minha carreira", explicou o tenista de Tandil.

Del Potro foi responsável por dois dos três pontos argentinos conquistados na final da Davis. Assim, deu um salto na lista de maiores vencedores do país em jogos de simples pela competição. O argentino que iniciou o fim de semana com 13 vitórias e agora tem 15 após bater Marin Cilic e Ivo Karlovic em Zagreb saltou do sétimo para o quarto lugar na relação dos atletas argentinos.

 

JOGOS DA DECISÃO

Marin Cilic (CRO) 3 x 2 Federico Delbonis (ARG)

Ivo Karlovic (CRO) 1 x 3 Juan Martin Del Potro (ARG)

Ivan Dodig/Franko Skugor (CRO) 3 x 0 Leonardo Mayer/Guido Pella (ARG)

Marin Cilic (CRO) 2 x 3 Juan Martin Del Potro (ARG)

Ivo Karlovic (CRO) 3 x 0 Federico Delbonis (ARG)

Publicidade