Thiago Monteiro e Bia Haddad já conhecem seus adversários na primeira rodada da chave simples do US Open. Realizado nesta quinta-feira (25), o sorteio foi mais duro para o cearense do que para a paulista.
O canhoto de 28 anos e 67º do ranking fará sua quinta participação na chave principal e busca uma vitória inédita em Nova York. Com seis vitórias em Grand Slam na carreira, Monteiro enfrentará o eslovaco Alex Molcan, 40º do mundo. O número 1 do Brasil venceu o único duelo anterior contra Molcan, disputado ainda em 2018, pelo challenger de Szczecin, na Polônia. Atualmente o eslovaco de 24 anos é treinado por Marian Vajda, ex-técnico de Novak Djokovic.
Em preparação para o US Open, Monteiro foi eliminado nesta quarta (24) do ATP 250 de Winston-Salem. Depois de duas vitórias nas fases iniciais do torneio norte-americano, o cearense encerrou sua participação nas oitavas de final ao ser derrotado pelo francês Benjamin Bonzi, 50º do ranking e cabeça 10 do torneio, que marcou as parciais de 7/5 e 6/2 em 1h27 de partida.
Se Monteiro chegar à terceira fase em Nova York, o que igualaria sua melhor campanha da carreira em um Grand Slam, os possíveis adversários seriam o britânico Jack Draper, o finlandês Emil Ruusuvuori, o canadense Felix Auger-Aliassime, número 8 do mundo, ou um tenista vindo do quali.
Número 15 do mundo e vivendo sua melhor fase na carreira, Beatriz Haddad Maia estreia contra a croata Ana Konjuh, ex-top 20 e atual 118ª do ranking, em confronto inédito no circuito. Caso supere sua primeira adversária, a brasileira pode cruzar o caminho da canadense Bianca Andreescu, campeã de 2019 em Nova York. Andreescu estreia contra a francesa Harmony Tan, que recebeu convite dos organizadores do torneio.
Entre as possíveis adversárias de terceira rodada para Bia está a francesa Caroline Garcia, que no último domingo foi campeã do WTA 1000 de Cincinnati. Garcia, que ocupa o 17º lugar do ranking, estreia contra uma tenista do quali e depois pode enfrentar a sueca Rebecca Peterson ou a russa Anna Kalinskaya.
Paulista de 26 anos, Bia faz sua segunda participação na chave principal do US Open, retornando à competição depois de cinco temporadas. Em 2017, ela havia sido eliminada na estreia. A número 1 do Brasil também busca uma inédita terceira rodada de Grand Slam em simples, acumulando seis vitórias em torneios deste porte na carreira profissional.
Assim como Monteiro, Bia estará sozinha em sua chave representando as cores do Brasil. Carol Meligeni foi eliminada na segunda rodada do quali no US Open: 6/0 6/2 para a tcheca Linda Fruhvirtova (#158). A campineira segue para a Suíça, onde joga os W60 de Collonge-Bellerive e Montreux nas próximas semanas.