O austríaco Dominic Thiem, seu treinador, o chileno Nicolas Massú, o brasileiro Rafael Matos e seu parceiro de duplas, o espanhol David Vega Hernández, viveram uma noite inesquecível no domingo de Carnaval, antes da estreia no Rio Open. Foram assistir ao desfile das escolas de samba na Sapucaí, uma das maiores festas do mundo.
Eles tiveram a oportunidade de ver o desfile do Império Serrano, escola que abriu a noite de domingo, e ficaram deslumbrados com a energia e beleza da festa. Thiem e Hernández arriscaram uns passos de samba, e também tiveram a chance de pisar na avenida, sentindo a emoção de desfilar na Sapucaí.
“Foi uma experiência única, o Carnaval do Rio é famoso no mundo todo, estou muito feliz de estar aqui”, disse o campeão do Rio Open 2017. Também foi a primeira vez na Sapucaí do gaúcho Rafael Matos. “Sempre vi pela televisão desde que era pequeno, então estar aqui é um momento muito especial”.
Confira as imagens da festa:
Thiem enfrenta Thiago Monteiro nesta segunda, na quadra principal, não antes das 19h. Será a primeira vez que o cearense jogará contra o austríaco, campeão do US Open 2020, e do Rio Open 2017. O número 1 do Brasil tem como melhor resultado no Rio as quartas de final em 2017. Foi no Rio Open também que Monteiro conquistou sua primeira vitória em um torneio ATP, em 2016, contra o francês Jo-Wilfried Tsonga, então número 9 do mundo.
O austríaco tem 17 títulos na carreira, mas desde que sofreu uma lesão no punho direito em 2021 luta para voltar ao nível de antes. "Conheço o Thiago desde juvenil, é uma grande pessoa, um bom jogador. Já treinamos algumas vezes, mas nunca nos enfrentamos, então é sempre uma incógnita. Como ele é o melhor jogador do Brasil espero uma grande atmosfera para o jogo", disse Thiem.
Pela primeira vez na disputa do Rio Open, o italiano Lorenzo Musetti está se sentindo em casa. Na manhã deste domingo, o número 20 do ranking mundial e um dos nomes da nova geração, deu um passeio pela praia de São Conrado e disse que está encantado com a cidade. "É a primeira vez que venho e estou gostando muito. Me lembrou o lugar onde nasci (Carrara, na Toscana), com as montanhas e a vista do mar, muito lindo", disse o simpático italiano, de 20 anos. Musetti estreia contra o chileno Nicolas Jarry, que veio do qualifying.
"Estou ansioso para jogar, é um torneio importante, um dos maiores no saibro. Gostei das condições de jogo, são parecidas com as da Itália. Estou preparado para a estreia", disse o dono de dois títulos na carreira. Jovem como o espanhol Carlos Alcaraz, Musetti espera que o Rio Open também possa ser importante em sua trajetória, assim como foi para o campeão de 2022. "Carlos teve um grande ano em 2022 e o Rio foi o começo. Quem sabe aconteça assim para mim também".
O calendário colocou a disputa do Rio Open na mesma semana do carnaval. E Musetti aprovou. "Está sendo divertido estar no Brasil nesse momento".
Programação desta segunda (20/02)
QUADRA GUGA KUERTEN - 16h30
[9] Alex Molcan (SVK) x [WC] João Fonseca (BRA)
Não antes das 19h
[PR] Dominic Thiem (AUT) x Thiago Monteiro (BRA)
[3] Lorenzo Musetti (ITA) x Nicolas Jarry (CHI)
QUADRA 1 - 16h30
Pedro Martinez (ESP) x Cristian Garin (CHI)
Laslo Djere (SRB) x Facundo Bagnis (ARG)
Sebastian Baez (ARG)/Albert Ramos-Vinolas (ESP) x Nathaniel Lammons (USA)/Jackson Withrow (USA)
QUADRA 2 - 16h30
João Sousa (POR) x [PR] Hugo Dellien (BOL)
Pedro Cachin (ARG)/Francisco Cerundolo (ARG) x Tomas Etcheverry (ARG)/Diego Schwartzman (ARG)