Thomaz Koch: o fim da Copa Davis

Início    /    Eduardo Faria - Preparação Física    /    Thomaz Koch: o fim da Copa Davis
Por Nittenis News  •  16 de Janeiro de 2020

Por Thomaz Koch

A Copa Davis, no passado, era o que tinha de mais importante em termos de tênis. Era tudo muito diferente e agora, para piorar ainda mais com este novo sistema, decretaram o fim.

Para mim acabou a Copa Davis. E para dar o cheque mate final, inventaram o ATP Cup Finals ou coisa parecida.

Jogaram toda a tradição no lixo. Não havia nada mais interessante do que chegar uma semana antes ao local do confronto, curtir a semana de treinos e chegar na sexta-feira com os nervos e o físico prontos para aguentar cinco sets sem tie brakes no calorão do meio-dia.

Antes dos anos 70, não existia tie-brakes, atendimento médico também e não era permitida ida ao banheiro para esfriar o jogo, causar uma interrupção desnecessária. Ninguém tem necessidade de ir ao banheiro no meio de um jogo, inclusive no exame antidoping o tenista muitas vezes leva horas depois da partida para conseguir o mínimo de urina necessária. Falava-se "The game must be continuos", com no máximo 10 segundos entre os pontos, não havia o ritual das toalhas entre cada ponto e a escolha da melhor bola para sacar. Na troca de lado, máximo de um minuto de intervalo.

O único intervalo era depois do terceiro set, de 10 minutos, para ir ao vestiário trocar de roupa e, se fosse rápido, uma chuveirada.

O tie-brake veio numa hora boa porque abreviou as partidas e tornou viável a transmissão pela televisão, inclusive virou regra esperarmos um minuto sentados na troca de lado para dar tempo do anúncio na televisão.

O primeiro tie-brake, inventado pelo mesmo Van Allen do atual sistema, era de nove pontos. Dois saques para o primeiro tenista, dois para o adversário, mais dois para quem tinha começado com o saque e os últimos três saques para o segundo tenista.

A ideia era que o segundo tenista - se cada um confirmasse o saque, o que era comum - sacaria os últimos três pontos com set point contra e se ficasse 4-4, aí era set point para os dois lados.

Era pressão demais e um erro do juiz mudaria totalmente o resultado de uma partida num só ponto. Esse sistema durou um ano, quando foi substituído pelo atual de sete pontos.

Tem muita história interessante sobre o tie brake de nove pontos com jogos decididos no quinto set e no último ponto com match point para os dois tenistas, até em final de torneio!

Sinto saudade da Copa Davis.

Para Mandarino e eu não existia nada mais importante no tênis do que aqueles cinco jogos num teste de força mental e física. Muitas vezes levávamos dias para nos recuperar plenamente do desgaste daqueles três dias, que poderiam entrar para a história. 

Acabou o espírito da Davis, e acho um desrespeito muito grande para nós, tenistas do passado, simplesmente passar um borrão na nossa história nessa competição tão importante, tão vital!

Publicidade