Não será desta vez que Laura Pigossi retornará ao top 100. A paulista deu adeus ao WTA 125 de Cali depois de perder em sets diretos para a argentina Paula Ormaechea.
Nas semifinais no saibro colombiano, Ormaechea, que já foi 59 do mundo, mas atualmente é apenas a 206ª colocada, bateu a número 2 do Brasil e atual 110 do mundo com o placar final de 7/5 e 6/3, depois de 1h55 de confronto.
A derrota tirou a paulista da decisão e também deixou escapar a oportunidade de Laura voltar ao top 100. Com a campanha desta semana, ela ficará bem perto de igualar sua melhor marca, deverá ganhar sete colocações e será a 103ª do mundo. Já Ormaechea atingirá o 156º posto, podendo ganhar mais 20 posições se for campeã no domingo.
Para levantar o troféu, Paula precisa bater sua compatriota Nadia Podoroska na grande decisão. Neste sábado, a argentina bateu a colombiana Emiliana Arango por 6/4 e 6/1. Apesar de dividirem as cores da bandeira da Argentina, o duelo é inédito no circuito.
A partida foi bem equilibrada, principalmente no primeiro set, em que as sacadoras prevaleceram até a reta final. Sem um break-point sequer para qualquer um dos lados, elas chegaram empatadas no décimo game. Ormaechea então quebrou a paulista para fazer 6/5 e na sequência venceu seu game de serviço de zero para abrir vantagem no placar.
Pigossi começou a segunda parcial salvando dois break-points no primeiro game e conseguindo uma quebra em seguida para abrir 2/0. Só que imediatamente a argentina devolveu o break e empatou por 2/2. Após perder cinco chances de quebra no sexto, a brasileira sacou mal e levou quebras consecutivas no sétimo e no nono, que definiram a vitória de Ormaechea.